Fernandópolis: capital nacional do humor

A cidade de Fernandópolis, que fica na região de São José do Rio Preto e está a 560 km da capital paulista, está localizada sobre o Aquífero Guarani, considerado o segundo maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo, com águas que jorram a uma temperatura de 59°C.

Foto por Prefeitura Municipal de Fernandópolis / reprodução via https://www.fernandopolis.sp.gov.br/

As águas minerais termoativas são a grande atração de Fernandópolis e oferecem, além de lazer, propriedades terapêuticas que ajudam a afastar o estresse, estimulam o metabolismo das glândulas endócrinas, aumentam a diurese e exercem ação sedativa sobre o sistema nervoso, além de serem antirreumáticas, antialérgicas e indicadas no tratamento da gastrite, pela sua alcalinidade.

No Água Viva Thermas Clube, as águas termais brotam de uma fonte natural e abastecem as piscinas do parque aquático, que pode ser utilizado na forma de day use, mas que oferece também estrutura hoteleira no local.

Foto por Prefeitura Municipal de Fernandópolis / reprodução via https://www.fernandopolis.sp.gov.br/

No Centro Cultural Merciol Viscardi, onde há uma biblioteca pública e um teatro, tem um calendário intenso de exposições de arte de artistas locais e regionais. 

Quem gosta de comer bem é bom se programar para visitar a cidade nos meses de maio ou agosto, quando a Casa de Portugal, um clube fundado em 1971, abre suas portas para não associados poderem se deliciar com a Feijoada do Portuga e a Bacalhoada do Portuga.

A cidade é também considerada a “capital nacional do humor”, devido ao evento EuRiso, Encontro Internacional de Palhaços, que acontece sempre no mês de janeiro, atraindo turistas de todo o mundo. 

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Fernandópolis / reprodução via https://www.fernandopolis.sp.gov.br/