As Fábricas de Cultura Capão Redondo e Jardim São Luís, unidades do programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis, realizam em setembro uma programação diversificada que fortalece o diálogo com as culturas periféricas da Zona Sul com feira literária, oficinas de culinária afro-brasileira, a potência da literatura, expressões corporais e cultura nordestina. Confira a agenda de atividades gratuitas.
Capão Redondo: Hip-Hop, literatura e culinária
Como parte da programação da Virada Sustentável 2025, a Fábrica Capão Redondo recebe a oficina Brigadeiro de Dendê – O ouro de Oxum, com a chef Cacau Alves. A atividade propõe uma imersão na culinária ancestral afro-brasileira ao conectar sabores, ancestralidade e sustentabilidade. A oficina acontece em 11 de setembro, às 14h30.
Também em destaque está a FELIZS – Feira Literária da Zona Sul, que ao longo do mês, promove encontros com autores, apresentações artísticas, saraus e atividades em torno das literaturas produzidas nas periferias. O encerramento acontece em 27 de setembro, às 10h, na Praça do Campo Limpo (R. Dr. Joviano Pacheco de Aguirre, 30).
Jardim São Luís: literatura, corpo e expressões populares
Na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, a programação promove o encontro Dos sonhos às palavras, das palavras aos livros, com a apresentação da escritora Drika Nunes de narrativas que ressaltam o poder transformador da leitura. A atividade ocorre em 16 de setembro, às 15h.
Em 19 de setembro, às 14h30, acontece a oficina Do estudo ao palco: ferramentas para o movimento criativo, que propõe a experimentação de conceitos de movimento inspirados em Rudolf Laban (1879–1958), coreógrafo, dançarino e pesquisador, considerado um dos pioneiros da dança moderna e da análise do movimento. Laban desenvolveu uma metodologia que estuda o corpo em movimento a partir de categorias como peso, tempo, espaço e fluxo — abordagem aplicada para incentivar o público a explorar novas formas de expressão corporal.
Para encerrar o mês, a oficina Máscara de Papangu e encantados de papelão promove uma vivência inspirada nas festas populares nordestinas, especialmente o Carnaval. Os participantes podem criar máscaras de papelão e mergulhar na cultura brasileira em 27 de setembro, às 13h.
Serviço
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefones: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jardim São Luis
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (11) 5510-5530
Em meio à exuberância da Mata Atlântica e às margens da Barragem do Rio São…
Divulgação Bombinhas se prepara para viver dias de muita alegria e celebração. Com o tema…
Passeio gratuito do Top Center Shopping une cultura e mobilidade sustentável na Avenida Paulista durante…
“Re-Selvagem – Natureza Inventada”, nova exposição da Casa Bradesco, tem entrada gratuita no fim de…
Divulgação Em um mundo cada vez mais urbano e acelerado, pensar em novas formas de…
Construído para centralizar, organizar e controlar as operações cafeeiras, o edifício da Bolsa Oficial de…