Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Fazenda São José do Buquira

 

Monteiro-Lobato-Turismo-Rural-sitio-buquira-Fazenda buquira_MG_7398-bx

Fazenda São José do Buquira em Monteiro Lobato

A área de 20 mil m² guarda muitas histórias da época áurea do café e do ilustre proprietário, Monteiro Lobato. Conhecida como “Chácara do Visconde”, pertenceu ao Visconde de Tremembé, José Bento Monteiro, avô do escritor José Bento Monteiro Lobato.  O casarão colonial, construído no século XIX, mantém as características originais, com mobiliário da época. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e hoje é sede do Museu Histórico e Pedagógico, com um importante acervo de toda a obra literária infantil de Monteiro Lobato.

A paisagem revela mangueiras e jaqueiras centenárias, pomar, cafezal, pastos, tulha, lago, cachoeira e animais da fazenda. Nesse cenário, onde a natureza é privilegiada, o ilustre escritor se inspirou para criar uma das mais importantes obras da literatura nacional, o Sítio do Pica Pau Amarelo, com os inesquecíveis personagens Pedrinho, Emília, Narizinho, Dona Benta e Tia Anastácia, que podem ser vistos e fotografados nos agradáveis jardins da propriedade.

Onde: Estrada do Livro, km 22 – Monteiro Lobato/SP

Para saber mais sobre Monteiro Lobato

Monteiro-Lobato-Turismo-Rural-sitio-buquira-cachoeira-do-reino-das-aguas-claras-_MG_7407-bx

Cachoeira do Reino das Águas Claras

Monteiro-Lobato-Turismo-Rural-sitio-buquira-sitio buquira_MG_7454-bx  Monteiro-Lobato-Turismo-Rural-sitio-buquira-IMG_0793-bx




Deixe uma resposta