A riqueza da fauna de Ilhabela pode ser contemplada em toda a sua extensão. Ainda, nos dias de hoje, existe uma grande preocupação com a sua preservação e com a caça proibida e predatória.
Pica-pau
É uma ave da ordem Piciformes, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e, na maioria dos machos, com uma crista vermelha. Vivem em bosques, onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares.
Cururuá
É um animal endêmico de Ilhabela. É um roedor silvestre que vive na Mata Atlântica. Com risco de extinção, poucas vezes são encontrados.
Também conhecido como serelepe, cutia-de-pau e caxinxe, é facilmente encontrado em Ilhabela, inclusive na área urbana. É um roedor de hábitos diurnos e de habitat preferencialmente arborícola, alimentando-se de frutas, milho, e, principalmente, dos coquinhos das palmeiras jerivá, indaiá e patí.
Borrachudo
Ele impressiona pela quantidade e sua picada pode provocar reação alérgica. É uma pequena mosca e, no Brasil, ocorrem pelo menos 40 espécies. De hábitos diurnos, somente a fêmea é hematófaga, com os machos alimentando-se exclusivamente de pólen. A fêmea necessita de sangue para amadurecer os ovários, depositando seus ovos em galhos, pedras e folhas localizadas nas águas limpas e correntes das cachoeiras.
É conhecido no Brasil desde o século XVII, quando um naturalista de nome Macgrave visitou nosso país e descreveu inúmeros representantes da nossa fauna e flora. Esta ave dá um toque latino-americano à América do Norte durante a primavera e o verão. A maior parte das 200 espécies de tangarás vive na América Central e do Sul. O tangará raramente pousa no chão, passando a maior parte do tempo em árvores ou arbustos. Alimenta-se de frutas, grãos, sementes e insetos. Algumas espécies vivem em bandos; outras são solitárias. O nome tangará significa o pulador, o dançarino
Fonte:http://www.saudeanimal.com.br/tangara.htm
Araponga
É conhecida em todo o Brasil pelo seu grito alto e estridente. Fora de São Paulo, em outras regiões do país, ela é conhecida por Guiraponga, Ferreiro ou Ferrador, sendo que esses dois últimos nomes vêm do seu grito, que imita com perfeição o trabalho de um ferreiro, primeiramente como uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna. O nome tem origem na corruptela da locução tupi: guirápomba, que significa o pássaro martelante.
Fonte: http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/araponga.htm
Jararaca
Fonte: www.saudeanimal.com.br
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…