Bragança Paulista conta com mais de 1.300 unidades de produção agropecuária, sendo que mais de 90% possui área menor que 50 hectares, podendo se enquadrar no regime de economia familiar. Na região Bragantina são mais de 12.000 propriedades com as mesmas características.
Neste Município e na região, temos uma expressiva diversidade de atividades agropecuárias, sendo as cadeias produtivas mais relevantes as seguintes: pecuária de leite e de corte, reflorestamento (principalmente eucalipto), suínocultura, milho, horticultura, fruticultura, produção de sementes de hortaliças, flores e plantas ornamentais, ovinocaprinocultura, avicultura de corte, cafeicultura, apicultura e turismo rural.
A tradição da Expoagro Bragança remonta do ano de 1950, com a realização da primeira edição, quando a agropecuária era o “carro-chefe” da economia local e regional. Os anos se passaram e o evento foi tomando vulto e as atividades deixaram de ficar restritas ao “café com leite”. nas últimas décadas, foram aparecendo novas cadeias conforme descrito no parágrafo anterior. Dessa forma, a Expoagro Bragança também foi se diversificando e dando oportunidades para outras atividades da economia agrícola, sofrendo até uma redução de importância dentro do cenário do evento, inclusive com a criação da Festa do Peão na década de 80.
Nos últimos anos e principalmente na edição de 2013, percebeu- -se um movimento de retomada dos agronegócios no contexto do evento em tela, inclusive com a construção do novo pavilhão de exposições, inaugurado em abril de 2013 com muitas empresas ligadas às cadeias produtivas dos agronegócios sendo colocadas em posição de destaque na área mais nobre do recinto de exposições, fomentando a realização de negócios, aumentando a renda dos setores envolvidos e repercutindo na melhoria da qualidade de vida dos produtores e criadores de Bragança Paulista e região.
Espera-se a consolidação das adequações das estruturas de exposição, abrigando um número maior de expositores (produtores rurais, criadores, instituições e empresas de insumos e máquinas, para que seja realizado um evento que recoloque Bragança Paulista na liderança da economia agrícola regional.
A Expoagro Bragança contribui com o aumento expressivo no fluxo de turistas e sem dúvida, para a cidade, é garantia de vários benefícios, seja abordando assuntos relacionados à cidade onde estarão hospedados, seja divulgando assim nossos principais atrativos, comércio, rede hoteleira, comida típica, artesanato, enfim, tudo o que a Capital da Linguiça tem de melhor para oferecer.
Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo
Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…