Brasileiros imaginam um futuro marcado por natureza exuberante, comunidades pequenas e tecnologia sustentável, aponta pesquisa com mais de 26000 participantes
Estão iniciando as duas últimas semanas para conferir a Experiência Lumisphere, apresentada pelo Museu do Amanhã e pela Visions2030, que é uma instalação imersiva gratuita na Praça Mauá, aberta até 18 de dezembro de 2025. Formada por três cúpulas com projeções 360°, som e narrativa interativa, a experiência convida o público a imaginar futuros positivos e transformar suas visões em imagens exibidas em telas de LED.
Segundo Carey Lovelace, fundadora da Visions2030, a Lumisphere busca inspirar novas perspectivas diante dos desafios globais, oferecendo uma abordagem otimista em vez de pautada pelo medo.
Criada pela Visions2030 em parceria com o estúdio Minds Over Matter, a atração também é objeto de pesquisa do Institute for the Future (IFTF), que avalia seu impacto na imaginação pública e na confiança em futuros melhores. Os resultados preliminares mostram aumento do otimismo: mais visitantes passaram a acreditar que o mundo mudará positivamente nos próximos anos e que têm poder para influenciar essas mudanças.
O “Censo do Futuro”, com mais de 26 mil participantes, revela que os brasileiros imaginam um futuro marcado por natureza exuberante — especialmente praias, florestas e montanhas —, comunidades pequenas e integradas ao ambiente natural, tecnologia sustentável (como energia solar, reflorestamento e captação de água) e uma estética pacífica, ensolarada e harmoniosa. Visões futuristas distópicas foram pouco mencionadas.
A pesquisa foi realizada entre outubro e começo de dezembro de 2025. Ao final, cada participante recebe uma imagem criada por inteligência artificial baseada em suas respostas, acompanhada de reflexões sobre seus futuros ideais.
A exposição também é um convite à democratização da cultura e da educação ambiental. No mês de novembro, a Visions2030 promoveu visitas de mais de 120 crianças atendidas por ONGs que atuam em regiões vulnerabilizadas do Rio de Janeiro – Engenho da Rainha, Duque de Caxias, Cavalcanti e Anchieta – ao The Lumisphere.
‘A exposição, que aborda questões climáticas, tecnologia, a cidade e o direito ao espaço urbano, foi especialmente significativa. Ver crianças de uma comunidade muitas vezes vista apenas como um “lugar de passagem” engajadas em temas de pertencimento urbano e apropriação do espaço foi marcante. Foi um dia bem-sucedido e agradável, repleto de momentos enriquecedores para todos os envolvidos “, compartilha Leandro Ferreira, responsável pela organização Frente Cavalcanti.
Serviço
Datas: até 18 de dezembro de 2025
Local: Museu do Amanhã — Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240
Entrada: Gratuita, mediante ingresso a ser retirado no Sympla
Texto por agência com edição de Rebeca Dias
Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…
Divulgação O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no sul de Minas Gerais, tem um…
Crédito: John via Unsplash A Universidade de Caxias do Sul (UCS) lança a Especialização em…
Divulgação Entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2026, o Summit Suítes Hotel…
Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Serra Negra foi reconhecida como o melhor destino de Turismo…
Divulgação Santa Lucia Jungle Hacienda, Autograph Collection, parte do exclusivo portfólio de hotéis independentes da…