Estiva: a terra do morango

A cidade de Estiva faz parte do circuito Serras Verdes do Sul de Minas, contornada por formações rochosas, cachoeiras, grutas, rios e florestas de araucárias e de pinheiros.

Foto por Ernani Zimmermann, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Estiva é conhecida como a “terra do morango”, foi uma das pioneiras na produção de morango em Minas Gerais, atraindo turistas para conhecer as plantações, onde muitas oferecem o serviço de self-service, onde a colheita é feita pelo próprio visitante.

Entre suas montanhas, sendo que algumas chegam a 1.400 metros de altitude, a Pedra do Coelho e o Pico da Carapuça atraem esportistas que praticam esportes de aventura como trekking, escaladas, rapel e passeios de bicicleta e 4×4, além de observadores de pássaros.

No verão, as águas limpas e geladas do rio da Usina são perfeitas para banhos, e conhecer as ruínas da antiga usina é um atrativo diferente. Já o rio Itaim é ponto de parada para pescadores, com águas repletas de lambaris, bagres, cascudos e mandis.

A cultura se destaca nos eventos tradicionais religiosos, como na Festa da Padroeira (Nossa Senhora Aparecida) e na encenação da Paixão de Cristo. Já o Festival do Morango é a grande festividade da cidade, que acontece no mês de julho, com bailes, shows e desfiles.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ernani Zimmermann, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons