Home - Destinos Nacionais

Enoturismo no Vale dos Vinhedos: um brinde à liberdade

Principal destino de enoturismo no país, foi pioneiro na busca pelo reconhecimento como Indicação Geográfica. O roteiro já foi listado pela Wine Enthusiast, principal publicação dos Estados Unidos sobre vinhos, entre os 10 principais destinos de enoturismo no mundo. O Vale dos Vinhedos está localizado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

A região representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha em 1875. Assim denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e infraestrutura turística de qualidade.

Dentre os mais de 50 atrativos listados oficialmente no roteiro, é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazém de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet.

É também a primeira região a obter o registro como Denominação de Origem (DO) em vinhos no Brasil. Vale a pena visitar a Vinícola Aurora, principalmente na unidade central. Lá você pode realizar uma visita na imensa área de produção, conhecer todo o procedimento que passa o vinho e degustar alguns deles com acompanhamento de um guia e enólogo. O tour tem de ser marcado com antecedência e é gratuito.

Você  pode ainda realizar boas compras na loja da Aurora na unidade central, onde existem boas promoções. Bem em frente, não deixe de visitar o centro de artesanato dos funcionários da  Vinícola  Aurora. Lá você poderá comprar bonequinhas, imãs de geladeira, geleias, mel, máscaras, panos de prato e de cozinha e uma infinidade de produtos que ajudam às famílias a agregar renda.

Quem quer começar bem o dia pode ainda realizar o passeio de trem que sai de Bento Gonçalves, passa por Garibaldi e termina o seu roteiro em Carlos Barbosa, a cidade mais industrial da região, que tem três unidades da Tramontina. O passeio é regado de atrações musicais e teatrais, tem degustação de vinhos e sucos de uva da Vinícola Aurora.

No caminho, vale a pena conferir as casinhas de madeira, algumas delas com chaminé e muitas flores. Na maioria dos quintais o cultivo de pequenas hortas e árvores frutíferas.  O passeio leva cerca de 1 hora e 40 minutos, com parada de 15 minutos em Garibaldi, onde os turistas poderão fotografar a famosa e preservada maria fumaça, além de conhecer a estação que abriga uma loja de artesanato.

Você pode terminar esse passeio conhecendo mais a história da imigração italiana, em teatro vivo e interativo na Epopéia Italiana. Um espetáculo repleto de emoção, cores e luzes que emociona a todos.

Uma dica especial para quem está visitando Bento Gonçalves é dar  uma parada para comprar as malhas e blusas da malharia Gedon. Vale a pena pelo preço e pela qualidade. No final do dia, pra relaxar, faça a sua refeição no Cobo Wine Bar, que oferece cardápio exclusivo num ambiente aconchegante.

Outra atração imperdível em Bento Gonçalves é participar de uma verdadeira experiência no Wine Garden Miolo. Lá, o visitante poderá realizar um descontraído piquenique pela imensa área ajardinada ou se preferir brindar aos pés dos parreirais. No local, dois bares e food truck oferecem petiscos, sanduíches, bruschetas e algumas comidinhas especiais para harmonizar com um delicioso espumante.

O local abre sempre às 10 horas da manhã e vai até o por do sol, que aliás é um espetáculo único para comer, brindar e sentir o clima completo do Vale dos Vinhedos.  Uma das regiões mais completas do turismo de experiência, das atividades contemplativas e do chamado Enoturismo.  Todas as atrações trabalham com normas rigorosas de distanciamento social e respeitam os protocolos de combate a dissiminação ao Covid 19.

Mais informações sobre o Vale dos Vinhedos: valedosvinhedos.com.br

Fotos: Marcio Auriema

*Os jornalistas viajaram a convite da Conceitocom e parceiros.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Jalapão terá aeroporto a partir de dezembro e promete impulsionar o turismo no Tocantins

Divulgação Gov TO Uma ótima notícia para os amantes do turismo ecológico e de aventura.…

58 minutos atrás

AMITESP leva boas práticas do turismo regional ao maior evento de parcerias públicas do país

José Basílio de Faria, presidente da AMITESP. Divulgação Entre os dias 4 e 8 de…

1 hora atrás

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

24 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

1 dia atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

2 dias atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás