Dois Córregos: Capital Nacional da Macadâmia

Dois Córregos está no centro-oeste do estado de São Paulo, fazendo parte da região turística Caminhos do Tietê. A cidade já teve o título de Capital Nacional da Poesia, hoje substituído por Capital Nacional da Macadâmia.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Com grandes plantações de macadâmia, tem sua marca no turismo gastronômico, com diversos pratos e delícias feitas com essa castanha, como o sorvete de macadâmia, além da famosa chuleta local. Desde 2013, acontece a Festa da Macadâmia, com três dias de shows, palestras e concursos de gastronomia sempre no segundo semestre do ano e com entrada gratuita.

No entorno da cidade há 20 cachoeiras, praias de água doce e belas paisagens para o visitante que pratica esportes de aventura, turismo rural com ciclismo e ecoturismo. A cachoeira mais procurada é a “dos Escravos”.

Cercada por muito verde, há várias trilhas ecológicas para serem percorridas e os amantes de pássaros podem encontrar ali várias espécies.

Foto por Ken Chu – expressão studio

Os casarões antigos, mais de 40, construídos no final do século XIX, formam um conjunto arquitetônico atrativo.

Vale ainda conhecer o Museu Histórico e Ferroviário José Leopoldo Barros Nogueira, com acervo muito rico para pesquisadores, que é uma réplica da estação de Marselha na França, destruída na 2ª Guerra Mundial.

Para quem gosta de poesia, a cidade anualmente realiza o Festival de Poesia, mas a data não é fixa.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio