2 - Cultura

Direitos dos povos indígenas norteiam programação de setembro do Museu das Culturas Indígenas 

Em setembro, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) promoverá uma programação gratuita e diversificada sobre direitos, territórios e educação. A agenda prevê exibições de documentários, debates e exposições que narram a diversidade e a luta dos povos indígenas. O MCI éumainstituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim. Confira:  

Foto: MCI

Dia Internacional da Mulher Indígena 

Para exaltar a articulação das mulheres indígenas nas lutas por democracia e direitos, o MCI convidará Ivanildes Kerexu liderança Guarani Mbya da aldeia Rio Branco) e Jandira Para Mirim, cacique do grupo Guarani Mbya, aldeia do Jaraguá, em São Paulo. Ambas vão dividir experiências com os visitantes e contar histórias de personalidades que combatem a invisibilidade das mulheres, como Kerexu Mirim (Aurora), liderança político-religiosa e conselheira Guarani Mbya da aldeia Boa Esperança, em Aracruz (ES). A atividade celebra o Dia Internacional da Mulher Indígena, em 05/09 às 16h.  

Na sequência será exibido o curta-metragem Guaranis do Espírito Santo (1979), documentário de Andrea Tonacci sobre a manutenção do modo de vida dos Guarani Mbya, na aldeia Nova Guarani (ES), durante conflitos pela preservação dos territórios indígenas em 1970.  

Educação em pauta 

Docentes dos ensinos fundamental e médio poderão participar das atividades e oficinas do ciclo formativo em temáticas indígenas, em 07/09, às 10h e às 15h. Conduzidas pelos Mestres de Saberes, indígenas do programa educativo do MCI, as atividades apresentarão o uso de alguns termos e referências comuns aos indígenas.  

Educadores da Fundação Bienal e do MCI promoverão um encontro sobre a infância em diferentes comunidades indígenas em 24/09, às 15h. Intitulado ‘Nhe’e para os Guarani (Nhandewa e Mbya)’, o encontro terá a participação de Sandra Benites, do povo Guarani Nhandewa. Ela é professora, pesquisadora e curadora. 

Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o MCI convida o público para o bate-papo virtual Meu lugar de fala: LIS, territórios, identidades e inclusão, em 21/09, às 16h. Os convidados debaterão estudos linguísticos das Línguas de Sinais Indígenas (LIS), suas diversidades e a inclusão na educação de pessoas indígenas surdas.  

Participam da conversa Bruno Henrique da Silva, da etnia Pankararu e coordenador do grupo de trabalho de Línguas Indígenas de Sinais LIS-NEAI-DILI, além dos integrantes David Kaique Rodrigues dos Santos, Pataxó; Albert Ferreira Varela, Tapayuná-Kajkwakratxi; e Alessandro dos Santos Inhape, Omágua/Kambeba.  

Manto Tupinambá 

O Conselho Indígena Aty Mirim recebe um dos mantos tupinambás, confeccionado por Glicéria Tupinambá, inspirado na indumentária que será devolvida pelo Museu Nacional da Dinamarca para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O manto é uma indumentária confeccionada com penas por meio de uma técnica ancestral do povo Tupinambá.  A exibição no MCI ocorrerá entre 12/09 e 17/09. 

Aves da Mata Atlântica  

Mestres de Saberes conduzem atividade no Parque da Água Branca.

Foto: MCI

Em parceria com o Centro de Estudos Ornitológicos, o Museu das Culturas Indígenas promoverá uma visita guiada ao Parque da Água Branca (SP) para observação de pássaros nativos da Mata Atlântica. 

A atividade no Parque da Água Branca ocorrerá das  07h às 10h  e exigirá inscrição prévia pelo site do MCI. Na sequência, os participantes conversarão sobre as aves avistadas e comentarão sobre aspectos do bioma, tema das exposições em cartaz no MCI, das 10h às 12h. A atividade acontecerá em 16/09. 

Direitos e o papel do estado 

Já a relação entre direito dos povos indígenas, estado e poder será discutida por André Bezerra, juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em 12/09 às 10h. Durante a aula aberta, André abordará o papel do estado na garantia dos direitos dos povos indígenas.  

17ª Primavera de Museus 

Encontros debatem democracia e preservação cultural.

Foto: MCI

Com o tema Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, o MCI realiza três encontros na 17ª Primavera dos Museus. A programação especial tem início com a atividade O papel da arte indígena na memória de luta, em 23/09, às 11h, com os convidados Juão Nÿn (Potyguara), Kaê Guajajara e Yakecan Potyguara.  

Neste diálogo, os participantes vão mostrar como a supressão dos direitos fundamentais e o enfrentamento ao colonialismo são lutas dos povos originários pela democracia. As manifestações artísticas são fundamentais na manutenção das culturas e transmissão de saberes.  

Juão, Kaê e Yakecan vão dividir com o público questões que afetam suas comunidades e como lidam, por meio de uma abordagem inclusiva, com as memórias e as perspectivas de transformação social.  

No período da tarde, a programação vai exibir o documentário GRIN – Guarda Rural Indígena (2016), às 15h. Importante registro sobre a formação da Guarda Rural Indígena durante a ditadura militar, o curta-metragem de Roney Freitas apresenta relatos das violências sofridas pelos indígenas.  

Para fechar a programação desta edição, o direito ao território, presente na Constituição de 1988, será o tema da mesa Direitos territoriais indígenas: democracia, garantia de direitos, preservação de modos de vida, tradições e culturas, em 24/09, às 10h.  

Participam e contribuem para o debate Verá Yapua Rodrigo, indígena Guarani Mbya, assessor jurídico da Comissão Guarani Yvyrupa; Catarina Nymbopy’ruá, liderança e educadora do povo indígena Tupi Guarani; e Manoel da Silva Werá, um dos fundadores da aldeia Krukutu, professor de língua Guarani e Português, importante protagonista político do movimento indígena nacional.  

Sobre o MCI     

Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.    

SERVIÇO 

Dia Internacional da Mulher Indígena 

05/09, às 16h 

Ciclo formativo com educadores 

07/09, 10h e 15h 

Projeto Manto em Movimento: exposição 

de 12 a 17/09, das 09h às 18h 

Aula aberta: direito dos povos indígenas, Estado e poder 

12/09, às 10h 

Aves da Mata Atlântica no Parque Água Branca 

16/09/2023, das 07h às 12h 

 Observando pássaros no contexto da Nhe’ẽ ry e Mymba’i 

16/09/2023, das 10h às 12h 

Meu lugar de fala: LIS, territórios, identidades e inclusão 

21/09/2023, às16h 

17ª Primavera dos Museus 

23 e 24/09 

Encontro sobre infância: Nhe’e para os Guarani (Nhandewa e Mbya) 

24/09/2023, às 15h 

Ingressos e programação completa disponível no site: https://museudasculturasindigenas.org.br/  

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Mercadão e Kinjo Yamato recebem programação cultural com 12 atrações gratuitas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Mercado SP promove uma agenda que…

8 horas atrás

Atração Família no Parque no Villa-Lobos terá inauguração da Árvore de Natal 

Espaço de lazer que já um clássico na zona Oeste de São Paulo, também está…

8 horas atrás

CAIXA CULTURAL PROMOVE A EXPOSIÇÃO “ENTRE RUÍNAS: O MUNDO EM TRÂNSITO DE MARCONE MOREIRA” 

Exposição revela uma Amazônia contemporânea, poética e fragmentada A CAIXA Cultural São Paulo promove, de…

10 horas atrás

50 anos de Wish You Were Here, o Concerto Pink Floyd será grátis no Theatro São Pedro 

EMESP Tom Jobim apresenta concerto em homenagem ao clássico disco da banda britânica no dia…

10 horas atrás

OSESP continua com maestro Pierre Bleuse e pianista Jean-Frédéric Neuburger nos concertos da semana

De quinta-feira (13/nov) a sábado (15/nov), a Orquestra interpreta programa essencialmente francês com Debussy, Ravel…

1 dia atrás

A maior exposição imersiva do gênio renascentista Michelangelo chega ao Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro

A partir de 28 de novembro, desvende os mistérios da 'Criação de Adão' e a…

1 dia atrás