Primavera dos Museus traz atividades nos dias 23, 24 e 25
O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), preparou para setembro uma programação diversificada que valoriza a memória indígena, o protagonismo feminino e os debates contemporâneos sobre cultura e meio ambiente.
Entre os destaques estão a Semana da Mulher Indígena, com rodas de conversa e partilhas conduzidas por mulheres das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá; a edição do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, que recebe Camila Vaiti, do povo Terena; e as exposições temporárias “A Carne de Gaia” e “Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista”, que ressaltam a força da arte como expressão de resistência e preservação cultural.
A agenda do mês ainda traz as atividades da Primavera dos Museus, que em 2025 tem como tema “Museus e mudanças climáticas”, e propõe reflexões sobre o papel dessas instituições na preservação da memória e da biodiversidade diante dos desafios ambientais. Confira, abaixo, todas as informações.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Indígena, celebrado em 5 de setembro, o Museu Índia Vanuíre promove uma programação cultural dedicada ao reconhecimento e à valorização das mulheres das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá.
Ao longo da semana, o espaço recebe rodas de conversa e apresentações conduzidas pelas próprias convidadas, que compartilham com o público saberes tradicionais, histórias de vida, práticas cotidianas e perspectivas sobre o mundo.
A iniciativa evidencia o papel central dessas mulheres na preservação da natureza, na transmissão cultural e na resistência de seus povos, ressaltando sua atuação como guardiãs da memória, educadoras, líderes comunitárias e multiplicadoras de saberes.
Datas: 2, 3, 4 e 5 de setembro
Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Gratuito
Na edição de setembro do projeto “Saberes e Fazeres Indígenas”, o Museu Índia Vanuíre recebe Camila Vaiti, do povo Terena. A convidada participa de um encontro com os visitantes para compartilhar conhecimentos, histórias e perspectivas.
Realizada mensalmente, a iniciativa promove diálogos entre representantes indígenas e o público, reforça a preservação da memória e estimula sua transmissão às novas gerações.
O projeto integra o compromisso do Museu com a valorização das culturas indígenas e acompanha o esforço de diferentes comunidades do país em manter vivas suas memórias e tradições.
Data: 5 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Gratuito
A Carne de Gaia” – Território, Mineração e Povos Indígenas
“A Carne de Gaia” é uma mostra itinerante da artista visual Beá Meira que percorre cidades do interior paulista e aborda as complexas relações entre natureza, mineração e os povos indígenas. Com obras em técnicas como pintura, gravura e tapeçaria, a exposição convida o público a refletir sobre a exploração da Amazônia e os processos de resistência dos territórios.
Datas: até 14 de setembro (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito
Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista
A exposição destaca a riqueza cultural das etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.
Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, horário estendido até às 20h)
Gratuito
Confira todas as informações da agenda no site da instituição.
Texto por agência e edição de Rebeca Dias
Programação de abertura terá Estupendo Circo di SóLadies, FunkSoulGroove, teatro de bonecos, Mostra da Escola…
Um espaço que se transforma em experiência Divulgação Algumas exposições ocupam um espaço. Outras o…
Com aprovação superior a 95%, iniciativa do Trilhas de Cultura impulsiona novos agentes culturais e…
De Zootopia 2 a comédia nacional Mãe Fora da Caixa, programação traz opções para todos…
O passeio que está conquistando o coração dos paulistanos é um dos maiores museus automotivos…
Em outubro, foram mais de 4,6 milhões de pessoas circulando pelos aeroportos da região, segundo…