1 - Turismo

De “Cidade da Saúde” a estância turística: o papel das águas na identidade de Serra Negra

No coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra construiu sua história e vocação turística a partir de um tesouro natural: suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas únicas. Desde a década de 1920, quando os primeiros estudos revelaram sua composição especial — rica em minerais e com pequenas doses de radioatividade natural —, essas águas foram indicadas para diversos tratamentos de saúde, desde gota e problemas renais até benefícios para o sistema digestivo e relaxamento geral.

A descoberta das propriedades radioativas em 1928 levou à criação de um pavilhão hidroterápico junto à imponente Fonte Santo Antônio, que marcou o início da vocação de Serra Negra para o turismo de saúde. Atualmente a fonte não tem acesso público, pois está dentro da propriedade de um hotel no centro da cidade. Contudo, na época, o reconhecimento foi tanto que o então presidente da República, Washington Luís, batizou o município de “Cidade da Saúde”. Anos depois, em 1938, o governador Adhemar Pereira de Barros oficializou Serra Negra como Estância Hidromineral e Climática.

Hoje, a cidade mantém fontes de acesso público em diferentes pontos, todas com placas informativas sobre as indicações terapêuticas. Entre as mais conhecidas estão a Fonte São Carlos, a Fonte dos Italianos (ao lado da charmosa Fontana di Trevi, homenagem à imigração italiana e às aguas e mais recente cartão-postal da cidade), a Fonte Brunhara, Sant’Anna, Santo Agostinho e Santa Luzia.

O Parque das Fontes Santo Agostinho, que abriga as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, convida o visitante a um passeio em meio a bosque com vegetação nativa, lago com peixes, coreto e playground. No Balneário Municipal, a tradição se mantém viva, com tratamentos que combinam diferentes banhos de imersão, revivendo práticas terapêuticas que marcaram gerações. Vale mencionar ainda que Serra Negra possui mais de dez mineradoras que envasam água mineral, distribuída por todo o estado de São Paulo, sendo que boa parte do consumo estadual tem origem nas fontes da cidade.

O turismo impulsionado pelas águas moldou a economia e a identidade local, resultando em uma rede hoteleira variada, que engloba desde sofisticados hotéis no centro, ideais para quem busca conforto e praticidade, até charmosos hotéis-fazenda que oferecem contato direto com a natureza. O comércio local é um atrativo à parte, com destaque para peças de vestuário e delícias típicas, como queijos e laticínios. No campo, o visitante encontra propriedades abertas à visitação, onde é possível conhecer plantações de café, degustar produtos orgânicos e experimentar vinhos artesanais. À noite, a cidade segue com ofertas de lazer, já que possui uma variedade de bares e restaurantes que prometem agradar a todos, além de realizar festivais sazonais que trazem ainda mais visitantes para a região.

Mais do que um atrativo natural, as águas de Serra Negra são parte viva de sua história e continuam sendo um motivo de orgulho, seja saboreando água direto da fonte ou aproveitando um relaxante banho mineral.

Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

Fotos por: Gerson Cordeiro / Videograph

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Monte Verde é opção perfeita para férias longe das praias lotadas

Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Clima ameno, natureza preservada e um charme…

3 semanas atrás

Café, vinhos e histórias de família: os caminhos rurais de Serra Negra

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra…

3 semanas atrás

Pousada Villa dos Leais tem tarifas especiais para as férias de verão

Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…

3 semanas atrás

Lançamento do documentário acerca do maior manguezal urbano do Brasil:  temática de preservação e Economia Azul no ES

O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…

3 semanas atrás

Verão na Liberdade: cultura japonesa, gastronomia e experiências para curtir as férias na capital

Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…

3 semanas atrás

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

4 semanas atrás