“Takanakuy”, filme desenvolvido por Gustavo Bockos, o Vokos, diretor peruano radicado no Brasil, está concorrendo a quatro premiações internacionais: Festival de Biarritz América Latina (França), OFF (Dinamarca), Concorto Festival (Itália) e La Guarimba International Film Festival (Itália). Além disso, o documentário já recebeu menção especial do júri da competição internacional do festival do Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França.
O curta-metragem, lançado em 2023, foi produzido todo em preto e branco, tratando as montanhas do Peru, local onde os povoados possuem sua própria organização e regras de sociedade. Durante suas pesquisas, Vokos percebeu a grandeza das pesquisas de lutas chamadas Takanakuy, nome que deu origem ao seu documentário, onde o povo faz um acerto de contas no braço, com o objetivo de iniciar um novo ano livre de rancores e culpas. Após sucesso na Europa, o filme pode estar entre os favoritos para a indicação ao Oscar 2024.
“Gravar Takanakuy foi uma experiência única. Acho importante que nós, e nisso incluo o time de brasileiros que me acompanhou nas duas semanas de gravação, reafirmemos nossas histórias latino-americanas. Essa repercussão que estamos conquistando, não podia nos deixar mais felizes, e ainda enxergo esse sucesso com uma forma singela de homenagear a língua quechua, um idioma que resiste há muitos anos”, comenta o Diretor da CINE.
Trailer do filme: https://vimeo.com/736688842
Montanhas de Monte Verde. Foto por: Eliria Buso Clima ameno, natureza preservada e um charme…
Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph Quem se aventura para além das ruas comerciais de Serra…
Divulgação Janeiro é tempo de desacelerar e aproveitar o momento para lazer e descanso. Os…
O média-metragem “Impacta Oceano: Mangue é Vida”, com lançamento no ES marcado para 12/12, evidencia…
Crédito: Lucas Santos via Unsplash O bairro da Liberdade, um dos símbolos mais marcantes da…
A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…