Cubatão, uma das mais antigas cidades do Brasil

Cubatão é citada pela primeira vez em 1533, quando Martim Afonso de Souza, dono da Capitania de São Vicente, doou parte das terras a Rui Pinto. Porém, há registros que demonstram a presença humana no local há pelo menos 7.000 anos.

Foto por Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP

Cubatão foi o principal entreposto do Brasil, onde cargas e mercadorias trocavam as balsas que vinham do porto pelo lombo das mulas que subiam a Serra do Mar. Anos mais tarde, a cidade se tornou caminho da São Paulo Railway, que, com um sistema funicular ligando Cubatão a Paranapiacaba, revolucionou o transporte do país e deu condições para escoar a produção de café. Em 1926, foi instalada a Usina Henry Borden, que, a partir da geração de energia aliada com a abundância de água, garantiu a instalação de diversas outras indústrias na região.

Foto por Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP

A cidade que já ganhou manchetes pelo seu polo industrial carrega hoje o título de “cidade-símbolo da recuperação ambiental”, concedido pela ONU em 1992. Os atrativos naturais e históricos, cada dia mais, trazem turistas que estão descobrindo um destino com grande diversidade de passeios a apenas 59 km da capital paulista.

Foto por Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP

Com mais de 60% de seu território de proteção ambiental, o ecoturismo tem se destacado, com ofertas de passeio em canoa havaiana, pequenos barcos, trilhas e cachoeiras e piscinas naturais, como as que podem ser encontradas no Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar e no Parque Ecológico do Perequê, onde também está a Cachoeira Véu da Noiva, com 80 metros de altura.

O Caminho da Estrada Velha de Santos, com início em São Bernardo do Campo e término em Cubatão, com 9 km, é um ótimo programa para conhecer as belezas da Serra do Mar e mais sobre a história do Brasil, passando pela Calçada do Lorena, reconhecida como o primeiro caminho pavimentado com rochas, unindo o planalto ao litoral, e pelo conjunto de monumentos históricos construídos no ano de 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

Foto por Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP

No Parque Ecológico Cotia-Paráconsiderado um dos locais mais charmosos da cidade, há um mini zoológico, viveiros de pássaros e mais de 1.000.000 de m² de manguezais, onde existe um sítio ecológico para ser visitado com revoada de guarás vermelhos aos finais de tarde.

O turismo local oferece ainda locais para pesca, avistamento de pássaros e o turismo industrial, com foco no pedagógico.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Acervo Prefeitura Munic. de Cubatão via Banco de Imagens do Estado de SP