Cotia: história e diversidade turística ao lado de São Paulo

Cotia, município às margens da Rodovia Raposo Tavares e a apenas 34 km da capital paulista, era ponto de parada do caminho que ligava a Capitania de São Vicente à Vila de São Paulo do Piratininga no século XVII, mantendo até hoje construção remanescente da época, o Sítio do Padre Inácio, tombada pelo IPHAN.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Passagens de tropas e de bandeirantes, teve grande importância nos tempos modernos no escoamento de produções agrícolas que tinham como destino o mercado de Pinheiros.

Os japoneses encontraram em Cotia um novo lar na época da imigração, criando uma das mais importantes cooperativas agrícolas do estado na época, a CAC.

A cidade hoje conta com grande parque industrial e uma grande diversidade de opções de turismo e lazer.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

A famosa Granja Viana, bairro de Cotia, é a referência no turismo gastronômico, com dezenas de restaurantes com oferta variada, da típica cozinha brasileira a cantinas e estabelecimentos especializados, quase todos com assinatura de renomados chefs.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O Kartódromo da Granja é palco de competições internacionais, enquanto que o Parque Cemucam, criado em 1968, é um dos remanescentes de Mata Atlântica da Grande São Paulo, abrigando 120 espécies da fauna.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Em um roteiro religioso, é possível visitar a imponente Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Arautos do Evangelho) durante os horários de missa, conhecer o colorido Templo Budista Tibetano Templo Odsal Ling ou o Templo Zu Lai, o maior templo budista da América Latina, com 10.000 m².

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Opções de passeios para as crianças não faltam em Cotia. O Rancho Figueira tem passeio a cavalo para crianças e iniciantes acompanhado por monitores. Para um contato mais próximo com os animais da fazenda, existem cinco opções: Parque Della Vitória, Bichomania Fazenda Parque, Cia dos Bichos, Recanto JB e Mini Fazenda Pet Zoo, para passar o dia todo.

Foto por divulgação

Ainda há opções como o Parque Aquático Thermas da Mata, que conta com várias piscinas temáticas e uma praia artificial com quiosques “pé na areia”. O local conta ainda com uma tirolesa de 500 metros de extensão e lago com pedalinhos.

Para aqueles que gostam de aventuras mais radicais, a Trilha do Verde em meio à mata é opção para bikes, motos e jeeps, corredeira da barragem Pedro Beicht e o Sítio Cachoeira da Graça.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio