Corumbataí: pequena e perfeita

Localizada na região sudeste do estado de São Paulo, a cidade de Corumbataí está inserida na Serra do Itaqueri, com paisagens deslumbrantes. Um excelente local para um contato mais direto com a natureza e com a história.

Foto por Prefeitura Municipal de Corumbataí / reprodução via http://www.corumbatai.sp.gov.br/

O rio, que dá o nome à cidade, oferece diversão e momentos de lazer, sendo um dos pontos mais procurados de Corumbataí para se refrescar no verão.

O patrimônio geológico da cidade e região é rico em história, apresentando inclusive pinturas rupestres, fósseis e artefatos, além de estar sobre um dos maiores aquíferos do planeta, o Aquífero Guarani. A beleza natural local faz parte do Geopark Global da UNESCO, projeto que está sendo implantado.

Foto por Prefeitura Municipal de Corumbataí / reprodução via http://www.corumbatai.sp.gov.br/

A cidade faz parte também do circuito turístico “Caminho da Paz”, percurso de 380 km que envolve 15 municípios e mais três distritos em um roteiro de peregrinação.

Com todas as características de uma pequena cidade do interior, com pequenas praças, largo da matriz e ruas arborizadas e tranquilas, tem 100% de esgoto tratado, água pura de fontes naturais e coleta seletiva de lixo e cachoeiras nas áreas rurais.

Foto por Prefeitura Municipal de Corumbataí / reprodução via http://www.corumbatai.sp.gov.br/

Uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade é o orquidário, onde se pode inclusive comprar plantas diretamente do produtor. O turismo rural tem rotas interessantes, passando por produtores de vinhos e licores, cafés, cachaça e queijos, com vendas diretas e direito a degustação.

A gastronomia tem sua tradição local: com mais de 40 anos de funcionamento, há um restaurante que tem leitoa à pururuca, um prato que é referência regional.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Corumbataí / reprodução via http://www.corumbatai.sp.gov.br/