Corrida de Canoas – Tradição centenária da cultura caiçara

Corrida de Canoas

Não se tem uma data precisa de quando os pescadores começaram a realizar esta prova. Os mais antigos afirmam que ela já acontece há mais de 100 anos e sempre na data de comemoração do aniversário da cidade de Cananéia – 12 de agosto de 1531 (data de sua fundação).

Corrida de Canoas – Cananéia 2018

Mais do que uma atividade esportiva realizada para engrandecer as festividades da cidade, essa corrida tem o intuito de colaborar no resgate do patrimônio histórico cultural da região e na preservação da cultura caiçara no país.

Cientes da importância deste evento, os munícipes e turistas atraídos pela festa se aglomeram ao redor do pier municipal. Fogos de artifício, gritos de torcida, espirito esportivo e muita brincadeira, marca a competição.

No ano passado, 2018, a festa foi enriquecida pela participação das mulheres. Mais de cem anos depois da primeira prova, a Colônia de Pescadores tomou a iniciativa de convidá-las a sair das “arquibancadas” e competir em uma prova de duas atletas por canoa.

O resultado não podia ser melhor. A participação da mulheres abrilhantou o evento e trouxe a pluralidade que essa tradição merecia.

Leia mais sobre a cultura caiçara e os povos tradicionais.