Coral Gregoriano de Santos

Coral Gregoriano de Santos

Por: Waldemar Tavares Jr., historiador

O Coral Gregoriano de Santos, Schola Cantorum Sanctosensis, surgiu em 1972 a partir do interesse de alguns ex-seminaristas, a maioria do extinto Seminário Menor de S. Paulo, que ficava em Pirapora do Bom Jesus-SP e era dirigido pelos Cônegos Premostatenses. Com o passar do tempo, outros cantores foram se interessando e ingressaram no grupo.

A coordenação desde aquela época está a cargo de Constantino Bento Junior que, além de fundador, é o membro mais antigo do coral. O Coral Gregoriano de Santos é o mais antigo do gênero no Brasil. Atualmente é composto de pouco mais de 20 integrantes com idades entre 15 e 84 anos. O uniforme utilizado lembra o hábito de monges ou frades medievais, e é usado nas cerimônias religiosas como se fossem roupas litúrgicas de uma irmandade religiosa. Desde 1988, o Coral Gregoriano de Santos participa da Missa das 11h no segundo domingo do mês na Igreja Conventual do Carmo (Pça Barão do Rio Branco).

História

O Canto Gregoriano tem raízes antiquíssimas. Em parte, sua história se inicia com o próprio cristianismo, pois no século I a Igreja utilizava o canto sinagogal (dos judeus) na salmodia do Antigo Testamento e, com o passar do tempo, influências das melodias greco- romanas foram moldando os aspectos técnicos. Coube ao Papa Gregório Magno, no século VI, a organização do repertório então existente. Como o pontífice era um monge beneditino, ele acabou estruturando a liturgia em sua época após uma grande reforma e por isso, em sua homenagem, ficou assim denominado aquele modelo de música vocal em tetragramas. A pauta moderna (pentagrama) surge mais tarde, no século XII e a escala musical (dó, ré, mi…) foi elaborada a partir das primeiras sílabas de cada estrofe de um Hino a São João Batista. A partir do final da Idade Média, a polifonia começa a tomar espaço no culto católico.

Mesmo após o Concílio Vaticano II (1962-65) ter autorizado o uso do vernáculo na liturgia, o canto gregoriano e o latim continuam a ser referências para o culto oficial católico, devendo ser promovidos, ensinados e utilizados pelos fiéis e pelas comunidades religiosas, conforme o desejo várias vezes manifestado nas últimas décadas pelos papas e por diversos documentos da Sé Apostólica. O Coral Gregoriano de Santos utiliza para ensaios o Liber Usualis, hoje um livro não mais editado. Sua missão, como associação leiga com personalidade jurídica, é a preservação de um tesouro não apenas litúrgico, mas artístico e musical não somente da Igreja Católica Apostólica Romana, mas da humanidade, pois o canto gregoriano é um patrimônio cultural que legou à música uma estrutura técnica, apreciada ainda em nossos dias.

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre Santos, clique aqui

 

.

Posts Recentes

Recanto Cataratas é opção de hospedagem para celebrar o Dia das Mães no sul do país

Que tal surpreender sua mãe oferecendo como presente uma viagem para conhecer as Cataratas do…

49 minutos atrás

Malai Manso tem programação para famílias no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e será uma ótima oportunidade para surpreendê-la com um…

59 minutos atrás

Celebre o amor em Monte Verde no Dia dos Namorados

Monte Verde, conhecida como a "Suíça Brasileira", é um destino romântico por excelência, perfeito para…

24 horas atrás

Tour House elege Bonito como tendência de destino para eventos e viagens de incentivo

Empresa leva clientes de grandes corporações para conferirem de perto o potencial da cidade sul-mato-grossense…

24 horas atrás

AVA Resort Cancun, Aloft Santo Domingo Piantini e Santo Domingo Marriot Hotel Piantini são os novos hotéis da RCD Hotels

O Caribe é um dos destinos mais solicitados quando o assunto é férias paradisíacas, por…

1 dia atrás

Aproveite o último feriadão do ano nos hotéis Vila Rica em Campinas e Belém

Com a proximidade do feriado de Corpus Christi, muitos viajantes estão em busca de destinos…

1 dia atrás