0 Home-Destaque - banner principal

Colombo, um pedaço da Itália no Brasil

A cidade de Colombo fica no Paraná e tem a maior colônia italiana do estado. Passear pelas ruas e pela área rural parece uma viagem no tempo, um retorno ao fim do século XIX, quando imigrantes partiram do norte da Itália rumo ao Paraná. São museus e construções centenárias, imagens e traços arquitetônicos que traduzem a cultura e o modo de vida do pioneiro europeu.

Foto por SamirNosteb, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Com natureza preservada, o turismo rural e o ecoturismo são fortes atrativos para quem visita a cidade. O Parque Municipal Gruta Bacaetava, patrimônio espeleológico mais próximo de Curitiba, é um local de fácil acesso, onde é possível visitar uma caverna de 200 metros de extensão. No interior dela, estão diferentes espeleotemas, como estalactites, estalagmites e travertinos.

O Parque Municipal da Uva, conhecido por ser palco da Festa da Uva, é uma ótima opção de lazer. O espaço oferece trilha, local para caminhada, tanque para pesca, playground, lanchonete e churrasqueiras.

Para conhecer a história dos imigrantes duas visitas são essenciais. O Memorial do Imigrante Italiano, a Casa Eugênio Mottin, é um lugar de memórias onde se encontram detalhes e objetos que retratam o cotidiano dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao município. Já o Museu Municipal Cristóforo Colombo, conhecido como o museu do colombense, guarda o acervo da cidade, desde os tempos indígenas até hoje. A construção é uma réplica da Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo, onde eram realizadas aulas em italiano e consultas médicas. O local também servia como ponto de encontro dos primeiros imigrantes italianos.

De maioria católica, os imigrantes italianos deixaram um legado de fé no município. Essa religiosidade manifesta-se em belas obras arquitetônicas, como Igreja São Pedro – Nossa Senhora do Caravágio e a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que é uma réplica de uma igreja do norte italiano. Esculpido pela natureza, o Morro da Cruz é palco de celebrações religiosas a 1.200 metros de altitude.

Foto por SamirNosteb, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Na área rural é possível ter experiências interessantes, unindo a interação com o meio ambiente e a cultura dos colonos italianos, com passeio à comunidade tradicional, visitas guiadas pelas propriedades e vinícolas, quase todas com pequenos restaurantes que servem a comida típica dos imigrantes e onde é possível comprar verduras direto da horta e produtos como vinhos artesanais, geleias, pães e doces. É possível também experimentar na prática o dia a dia das propriedades rurais – e, depois do trabalho na terra, vem a recompensa: cafés coloniais, pratos típicos e delícias feitas à base de frutas, legumes e verduras, lembrando, da melhor forma, que a Itália também é terra de comida boa.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: SamirNosteb, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

13 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

15 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

18 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás