Cavalgada nas Serras Catarinense e Gaúcha

Cânions do Rio Grande do Sul, um dos locais para prática da Cavalgada nas Serras Catarinense e Gaúcha. Foto Paulo Hafner

A tradição do povo serrano se reafirma no hábito de andar a cavalo. Desde cedo, meninos e meninas já exibem desenvoltura em cima de uma sela e, com seus lindos animais, desbravam os caminhos antes percorridos pelos tropeiros.

Foto Marcus Zilli

Aqui, andar a cavalo é o mesmo que andar de bicicleta, em comparação a outros estados do Brasil. Portanto, é fácil concluir que, em praticamente todas as cidades, a opção de fazermos cavalgadas é muito comum.  Comum e maravilhoso, pois as paisagens são fantásticas e paradisíacas, com a subida de pequenas serras, a travessia de rios, escarpas de cânions e caminhos tortuosos entre estradinhas vicinais.  Nesses caminhos encontramos muitos sítios, fazendas e pequenos povoados onde somos muito bem recebidos, dada a incrível capacidade do povo sulino de serem agradáveis e ótimos cicerones. Mas sempre devemos estar atentos porque quase todos os visitantes não são cavaleiros ou amazonas praticamente desde o nascimento.

Para que uma cavalgada seja tranquila e sem tropeços, há necessidade de acompanhamento de guias que, além de conhecerem os cavalos, conhecem também os caminhos e seus obstáculos. Para os iniciantes, são indicadas cavalgadas curtas de uma a duas horas e, para os veteranos, não há limites.

Foto Paulo Hafner

Maior comtemplação

A visão mais lúcida dos que estão acostumados a cavalgar nos dá uma perspectiva diferenciada para encarar uma jornada sobre um animal tão atraente. Eles explicam que, diferentemente de num carro 4X4, a pé, numa bike ou em outros veículos, o cavalo nos permite ficar a mais ou menos 3 metros do chão, ou seja, contar com uma visão muito mais larga e, comparando com veículos automotores, sem barulho!  A contemplação é maior, os sons da natureza nos envolvem e, se estivermos com guias capacitados, a tranquilidade é total.

Geralmente, as rotas definidas para uma cavalgada são traçadas por indicação de moradores antigos e pela própria história, já que aqui o fluxo de cavalos, mulas e carros de bois sempre foi intenso.

Cavalo Campeiro

Também devemos salientar que, na Região Sul, a raça Cavalo Campeiro ou Marchador das Araucárias é muito difundida, desde o início da colonização. De humor dócil, esses cavalos se originaram quando Alvar Nuñez, conhecido como Cabeza de Vaca, e outros exploradores espanhóis no século XVI desembarcaram no Porto dos Patos (Florianópolis) e muitos cavalos das expedições por terra até Assunção se desgarraram e se reproduziram nos campos. Posteriormente foram domesticados pelos moradores dos Campos de Cima. A raça foi oficializada em 1985 pelo Ministério da Agricultura e inscrita no livro de registros Herd Book e no Serviço de Registro Genealógico Oficial da Raça.  O Campeiro é perfeito para passeios longos e esportes rurais.  E por isso são muito utilizados na Prova do Laço, por sua destreza e inteligência.

Cavalgada na Serra Catarinense. Foto Marcus Zilli

Algumas Dicas para Cavalgada no Caminho das Neves

CAVALGADAS CAMPOFORA – Contato: (54) 3244-2993 – São José dos Ausentes.

CAVALGADA DA CACHOEIRA DO NASSUCAR – De Bom Jardim da Serra até São Francisco de Paula em percurso de 300 km. Contato: (49) 3232-0197 – Bom Jardim da Serra.

HOTEL PAMPAS – Onde: Est. Gramado – Canela, 1.561 – (54) 3282-3433 – Canela.

POUSADA FAZENDA DA CHAPADA – Onde: Serrinha – Lages.

RB CAVALOS – Onde: Estrada do Blang, 1.079 – (54) 99136-9053 – São Francisco de Paula.

CAVALGADA ROTA SANTANA – Onde: Rod. SC-114, km 43 – (49) 3222-3031 – Urupema.

COMPANHIA DE CAVALGADAS – Contato: Sr. Neto Cassetário – (49) 3232-0304 – Bom Jardim da Serra.

CAVALGADA APARADOS DA SERRA – Contato: (49) 3232-0197 – São Joaquim.

 

Clique para mais informações sobre turismo, meio ambiente e cultura na rota turística Caminhos da Neve (Serras Catarinense e Gaúcha)

 

.

Posts Recentes

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

4 horas atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

22 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

5 dias atrás