Carnaval em Santos

Fotos Anderson Bianchi

Desde o fim do século XIX, o carnaval santista sempre agradou aos foliões do Brasil inteiro. Na Praça Mauá, aconteciam os bailes de máscaras, o desfile de blocos (Ases do Paquetá, dos Sujos, Tribo Aimoré, Chineses do Mercado, Agora Vai, entre outros), cordões e ranchos. Os espectadores saíam de suas casas cedinho para guardar lugar nas laterais das ruas e avenidas. Podemos lembrar aqui de um grande carnavalesco, o médico Henrique da Cunha Moreira, da Sociedade Carnavalesca Santista, que tem em sua homenagem uma rua no bairro da Encruzilhada. Não podemos esquecer também dos bailes que aconteciam nos clubes da cidade.

Em 1939, surgiu a primeira Escola de Samba: Não É o que Dizem; no ano seguinte, a Dois Pinguins; em 1941, a Número Um do Canal 3; em 1942, Aí Vem a Favela, e em 1944, a X-9. Em 1940, ficou famosa a “Batalha de Confetes” que valia prêmio em dinheiro. E, em 1947, na rua General Câmara, houve a primeira disputa entre as Escolas de Samba, quando a extinta escola “Vitória” foi campeã. Com o passar dos anos, o carnaval de Santos chegou a ser o segundo melhor do Brasil, perdendo apenas para o da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, no sambódromo “Dráuzio da Cruz”, localizado na zona noroeste, desfilam as escolas X-9, Camisa Alvinegra, Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Império da Vila, Dependente do Samba, Bandeirantes do Saboó, Real Mocidade, Amazonense, União Imperial, Padre Paulo, Vila Mathias, Sangue Jovem, Unidos do Morro e Brasil.

Fonte: Secretaria de Cultura de Santos

 

 

 

 

 

Banho da Doroteia

Um dos fundadores do Banho da
Doroteia, Lorde Gorila (segundo a direita)

Luís Vieira de Carvalho (“Lorde Gorila”), em 1923, após assistir à peça Dona Doroteia, Vamos Furar Aquela Onda?, decidiu, junto com o Clube Saldanha da Gama, realizar um desfile de fantasias encerrado com um banho de mar, no domingo anterior ao Carnaval. Logicamente, outros aderiram à ideia. Com o tempo, esse desfile passou a ser feito pela orla da praia até a frente do Clube Saldanha da Gama e, como rezava a tradição, todos entravam na água.

Ao som do samba, os que desfilavam interagiam com a enorme quantidade de espectadores que riam das fantasias inusitadas. Compondo o desfile, havia os blocos Dengosas do Marapé, Favoritas do Sultão, Esmeraldas, Flores do Jabaquara, Gueixas do Atlântico, Romanos do Campo Grande, Embaixada de Santa Tereza, Cruz de Malta, Unidos da Ponta da Praia, Tubarões da Baixada, Sufoco Portuário, Moleques de Rua,Turma do Barril, Bafo da Jaguatirica, Bloco do Agito, Tietas Vascaínas, Raparigas do Último Gole, Nereidas Tricolor, Penosas do Itararé, Cacique do Macuco, Chineses do Mercado, Mariposas de Santo Antônio e As Misses. Infelizmente, o “Banho da Doroteia” encontrou seu fim em 1997 por conta da violência de alguns participantes, para a surpresa de todos os santistas que lembram com saudade dessa brincadeira.

Fonte: www.melhordesantos.com

Folia de 1980
Rei Momo Waldemar Esteves da Cunha

Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui.

 

.

Posts Recentes

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

56 minutos atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

2 horas atrás

Novo refúgio de luxo em Alagoas: conheça o Origem Patacho Design Hotel

Com arquitetura que se funde à natureza e serviços personalizados, o hotel oferece uma imersão…

2 horas atrás

Festival Nosso Futuro Brasil-França chega em Salvador unindo África, França e Brasil

Com o "Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África - Nossos Lugares em Partilha" no…

3 horas atrás

Espetáculo de luzes com mais de 50 dias de programação no Natal de Joinville

Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville promete experiências inesquecíveis…

3 horas atrás

Osesp interpreta ‘Minha pátria’, de Bedrich Smetana, sob a regência de Jac van Steen – 30/out a 01/nov

De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…

1 dia atrás