Campinas, assim como a maioria dos povoados brasileiros, tem em sua formação a marca da religião católica apostólica romana. Foram nossos colonizadores portugueses que trouxeram na bagagem a fé fervorosa. A ela se apegavam com todas as forças para enfrentar as agruras de terras a serem desbravadas. E, sobre esse pilar divino, foram erigidas capelas sob a invocação de algum santo protetor daqueles que ousaram emigrar em busca de novos locais e de uma nova vida.
Em Campinas, Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi a escolhida como refúgio espiritual dos corações esperançosos. Mas como tudo aumenta ou muda, novas Igrejas foram se instalando na vida brasileira, e aqui, uma cidade cosmopolita, não poderia deixar de abrigar essas mudanças. Muitos templos chegaram, mas a intenção continua sendo a mesma: a esperança em um mundo melhor e a busca da paz interior para cada um de nós.
Anterior ao ano de 1773, essa é a primeira edificação religiosa da cidade de Campinas. Toda em taipa de pilão, foi tombada em 1999 por seu valor histórico, religioso e arquitetônico.
Onde: Praça XV de Novembro
Para saber mais sobre Campinas, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…