0 Home-Destaque - banner principal

Campos dos Goytacazes, um cantinho fluminense para ser descoberto

Foto por iStock / Brunomartinsimagens

Esse é um destino em terras fluminenses pouco conhecido, mas que reserva gratas surpresas aos viajantes. Rodeado de mata nativa, em Campos dos Goytacazes há vários passeios ao ar livre, centros culturais, história e arte para se conhecer.

Um bom começo é o Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, instalado no Solar do Visconde de Araruama, que conta com acervo que inclui mobílias de séculos passados, livros, equipamentos utilizados na construção de linhas férreas, entre outros. Outro lugar interessante é a Casa Villa Maria, um casarão imponente da primeira metade do século XX, que faz com que o visitante tenha a sensação de uma viagem em um túnel do tempo. Tudo remete ao passado, das escadas aos mobiliários.

Há duas lindas praças para se passear. A Praça do Santíssimo Salvador, no centro da cidade, com os tradicionais bancos em seu entorno, onde fica a Catedral do Santíssimo Salvador, uma das igrejas mais bonitas e conhecidas da região. A outra é o Jardim do Liceu, que tem como nome oficial Praça Barão do Rio Branco.

A Cachoeira do Rio Preto é uma das atrações para quem gosta de natureza, com várias piscinas naturais e ideal para prática de rapel e tirolesa. O acesso é por uma estradinha de terra, que fica a 45 km da cidade, mas há lugar para estacionar. Tem também as Cachoeiras do Imbé, no Parque Estadual do Desengano, que além de Campos, abrange os municípios de São Fidélis e Santa Maria Madalena.

O Morro do Itaoca, no distrito do Ibitioca, é um dos pontos de visitação mais procurados por amantes da natureza e do esporte. Ali, os atletas praticam voo livre, ciclismo, ioga e trilhas. A vista do topo é sensacional.

A Lagoa Feia, que só é feia no nome, é a maior lagoa de Campos. O local recebeu esse nome à época da colonização da região pelos Sete Capitães, sesmeiros da Capitania Hereditária de São Tomé, pois suas águas estavam crespas devido ao mal tempo. Outra lagoa é a “de cima”, com muitas trilhas em seu entorno e ótima para nadar.

O ponto turístico mais “top” da cidade é o do Farol de São Tomé, na praia de mesmo nome. Na região estão alguns dos bares e restaurantes mais badalados da cidade, fazendo com que o turista possa ficar o dia todo no local. O extenso calçadão também é um atrativo para aquela caminhada ao fim do dia.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: iStock / Brunomartinsimagens

Da Redação

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

3 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás