Brusque: compras e boas cervejas

Charmosa cidade localizada no Vale Europeu de Santa Catarina, Brusque é conhecida como a “capital têxtil do Brasil” e “cidade dos tecidos”. É um destino ideal para quem quer comprar peças com qualidade e a preços convidativos, mas além das compras há muito mais o que se conhecer.

Foto por Renato Soares/MTur

Com fortes traços da imigração alemã, a cidade também chama atenção pelos detalhes de sua arquitetura, gastronomia e religião, que é um forte traço local.

O Santuário de Nossa Senhora de Azambuja é um dos atrativos religiosos que valem ser visitados. A menos de 3 km do centro, é uma edificação imponente, que inicialmente era uma pequena capela, erguida por colonos italianos em 1876. Tornou-se santuário em 1905 e suas obras foram concluídas apenas em 1956. A imagem de Nossa Senhora do Caravaggio foi trazida pelos primeiros imigrantes italianos.

Foto por Renato Soares/MTur

No local é possível visitar ainda a Gruta de Lourdes, subterrânea, construída em 1928, e o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim. Ao lado do Santuário está o Morro do Rosário, com esculturas de cimento e tamanho natural, com os 15 mistérios do Rosário de Jesus Cristo, e uma paisagem que impressiona.

Para saber mais sobre a história local é só fazer uma visita ao Museu Histórico e Geográfico do Vale do Itajaí-Mirim, onde o visitante vai encontrar objetos indígenas, roupas típicas, fotos, documentos, matérias de jornais, revistas e muito mais.

Dois passeios diferentes são: a Caverna de Botuverá, a 30 km do centro, que é a maior e mais ornamentada gruta do Sul do Brasil, com 1.200 metros de extensão, com estalactites e estalagmites, além de churrasqueiras e praça de alimentação na área externa; e o Avião Simulador, da North American T-6D, que, a bordo, simula um sobrevoo pela cidade, passando por todos os pontos turísticos.

Quem gosta de arte não pode deixar de visitar o Parque das Esculturas Ilse Teske, com 40 obras esculpidas em mármore, algumas assinadas por nomes como Amílcar de Castro e o escultor italiano Giò Pomodoro.

Foto por Renato Soares/MTur

O Parque Zoobotânico de Brusque, com mais de 450 animais, conta ainda com um aquário e com uma vista incrível proporcionada por um teleférico com 600 metros de extensão.

Como o grande atrativo da cidade é fazer compras, um bom lugar é a Feira da Moda (FIP), em frente à Rodovia Antônio Heil. É um grande centro comercial que concentra mais de 200 lojas de vestuário, mesa e banho com preços acessíveis. As vendas acontecem tanto para o atacado quanto para o varejo.

Foto por Renato Soares/MTur

Segue a dica: como os grandes centros comerciais de Brusque são bastante movimentados, principalmente aos finais de semana e vésperas do inverno, é bom chegar cedo para fazer as compras, isso para não pegar longas filas nas lojas.

E, depois das compras, nada melhor do que relaxar na Rota das Cervejas, visitando a tradicional Cervejaria Zehn Bier. A cervejaria foi fundada em 2003 e produz cervejas como Pilsen, Heller e Porter, que fazem super sucesso.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Renato Soares/MTur