Barbalha: as águas quentes do Nordeste

A cidade cearense de Barbalha fica a apenas 8 km de Juazeiro do Norte e é famosa por ter uma das maiores festas juninas do Nordeste, que é conhecida como a Festa do Pau da Bandeira, que homenageia o santo padroeiro local, Santo Antônio.

Foto por Fora do Eixo, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons

Barbalha tem um rico patrimônio natural e cultural. A cidade exibe em seu centro histórico um bonito e preservado conjunto arquitetônico, com edificações dos séculos XVIII e XIX, que registram um tempo de riqueza proveniente do ciclo da cana de açúcar, atividade econômica que ainda hoje se faz presente nos antigos engenhos localizados em sítios e fazendas da região.

Localizada na encosta da Chapada do Araripe, tem belezas naturais com grande área de floresta nativa, onde há trilhas demarcadas, excelente para os amantes de caminhadas, e várias fontes de água mineral.

A cidade tem o maior parque aquático do interior do Nordeste, o Arajara Park, com piscinas, toboáguas, brinquedos, tirolesa, arvorismo, redário, pesque e pague, campo de futebol, restaurantes, lanchonetes e uma autêntica tapiocaria.

Outra atração é o Balneário do Caldas, uma estância hidromineral com fontes e piscinas com águas naturais e hipotermais, enquadradas como medicinais, com temperatura em torno dos 26°C.

Outro parque natural para ser colocado no roteiro de visitas é o Parque Ecológico do Riacho do Meio, onde fica um sítio ecológico do Geopark Araripe.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Lourenço Torres, via public domain, via Wikimedia Commons