Atuando desde 2009, a Banda Marcial de Bragança Paulista tem sua origem no Projeto Música na Escola, que compreende três etapas: as Fanfarras Municipais, a Banda Marcial e a Banda Sinfônica Jovem.
A rede municipal de ensino desenvolve a primeira etapa do projeto. E as crianças continuam os estudos musicais ao serem encaminhadas para cada etapa seguinte. A Banda Marcial conta com 60 integrantes, entre as faixas etárias de 6 a 20 anos. A coordenação geral do projeto é do Maestro Rogério Wanderley Brito.
Os ensaios
Os ensaios são na sede que funciona no prédio do antigo Matadouro, hoje Centro Cultural Geraldo Pereira, que fica na Praça Coronel Jacinto Ozório. Anualmente, a Banda Marcial faz apresentações na cidade e em 2012 sagrou-se Campeã Sul-americana de Marching Show.
Após uma reformulação no uso dos instrumentos, foram incorporados clarinetes e saxofones, acrescentando ao grupo de instrumentos de metais e percussão à família das madeiras. A Secretaria de Cultura e Turismo apoia o trabalho da Banda que conta com a gestão da Empresa Pró-Música.
Para mais informações sobre turismo, cultura e arte em Bragança Paulista, clique aqui