A herança cultural negra é perpetuada pelas mãos de artesãos que habilmente criam peças ricas e variadas, utilizando elementos da natureza, como a palha de milho e a de bananeira, argila, fibras e madeira. A associação foi fundada em 2004 por um grupo de dez artesãos, incentivados pelo escultor local Ditinho Joana que, com sua experiência, orientou o grupo a produzir peças com a identidade de seus ancestrais quilombolas.
Com o reconhecimento do trabalho, o empresário José Antônio de Abreu doou um terreno no bairro e a Prefeitura construiu o centro artesanal com espaço para produção e loja para exposição e venda das peças. São cestos, utensílios de cozinha, bolsas, artigos para decoração, colares, tapetes e uma infinidade de produtos muito bem tramados e coloridos.
Hoje são mais de 80 associados que participam ativamente com suas obras e são considerados referência na arte da trama de palhas. Cultura, tradição, histórias, alegria, festas e persistência são palavras que traduzem o trabalho dessas pessoas. Saiba mais em www.artenoquilombo.com.br.
Onde: Rua Projetada – Bairro do Quilombo – São Bento do Sapucaí/SP
Crédito Zoológico de São Paulo O Zoológico de São Paulo acaba de receber um novo…
Divulgação De 1º a 4 de maio, a cidade de Andradas (MG) será palco da…
Divulgação Joinville, maior cidade de Santa Catarina, não encanta apenas pelas tradições culturais e atrativos…
Crédito: 42 North via Pexels A cidade de São Paulo recebe, até 4 de maio,…
Divulgação Luís Fernando Cachoeira, empresário reconhecido nos setores tecnológico e hoteleiro, está em plena fase…
Divulgação Já imaginou reviver os anos 80, 90 e 2000 curtindo os hits que marcaram…