cristianismo

Asilo São Vicente de Paulo em Bragança Paulista

 

Asilo São Vicente de Paulo

Por José Roberto Vasconcellos

De outubro de 1909 a junho de 1952, o Asilo funcionou em um modesto casarão que pertenceu ao Cel. Olegário Ernesto da Silva Leme, antiga sede de uma chácara que existia na colina considerada o ponto mais alto da cidade, nas proximidades do jardim público. O prédio e a chácara foram adquiridos em 1909 pelo presidente do Centro Católico, Cel. Afonso Olegário Ferreira Pinto pela quantia de 9 contos de réis, valor que foi arrecadado entre aquele presidente e as Sras. Carolina Eufrásia de Moraes, Ana de Moura Cintra e Maria da Glória Leme Oliveira. Escritos da época registram que na fachada do prédio lia-se: Asylo de Mendicidade do Centro Catholico de Bragança.

Centro Católico

Foi do “Centro Católico de Bragança” que partiram a ideia e a ação que se traduziu na realidade da aquisição do imóvel e a criação do Asilo de Mendicidade. O Centro Católico, importante sociedade de ação católico-social em nossa cidade, foi idealizado pelos Zeladores do Apostolado da Oração do Sagrado Coração, em 1902. Em 1904, dá-se a sua fundação, que congregava os católicos e tinha por especial objeto promover a união, o congraçamento de todos, a começar pela mocidade.

Seus propósitos eram: a formação de uma biblioteca, de um jornal católico, de uma escola noturna para operários, conferências ou palestras de formação sobre assuntos religiosos e uma “Scola Cantorum”. Conforme o segundo livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bragança, que traz registros relativos a dados e acontecimentos na paróquia entre 1844-1912, o vigário Cônego Luiz Sangirardi (1906-1910), sobre a fundação do Asilo, detalha a compra do prédio e da chácara: “Asilo de Mendicidade – Um dos artigos dos Estatutos do Centro Catholico desta cidade é o da fundação de um Asilo para pobres inválidos… A sua inauguração effetuou-se aos 3 de outubro de 1909, as cinco horas da tarde com grande concorrencia”.

Fase Difícil

Passados os anos, o que era bom ficou deveras prejudicado por falta de recursos e o caso foi noticiado: “No início do ano de 1946, já com a denominação atual, o Asilo de Mendicidade São Vicente de Paulo atravessava uma fase difícil. As instalações da casa, de caridade que nunca foram boas, achavam-se em situação lamentável. Não somente eram pequenas para abrigar a velhice desamparada que nada procurava, quanto menos, teto seguro e pão sóbrio.

Mas pior do que isso os pavilhões achavam-se em péssimo estado de conservação. Janelas havia, algumas sem venezianas e até sem vidraças, que, nos dias chuvosos e frios, as folhas eram fechadas de todo, encarcerando seus moradores em ambiente sem ar, nem luz. As instalações sanitárias eram em número insuficiente, velhas e desmanteladas. Tudo era um estado de causar lástima! As desoladas irmãzinhas de caridade, sem meios, nada podiam fazer para suavizar a situação em que se encontravam os ‘vovôs’ indigentes ali asilados” (Folha da Manhã, 8/2/1946).

Campanha

Naquele ano de 1946, Zeferino Vasconcellos Filho, visitando o Asilo, como fazia semanalmente, ouviu da Madre Isabel, superiora da Casa desde 1910 (casa onde Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus [Mãe – Madre Fundadora da Congregação] – hoje Santa Madre Paulina – trabalhou como súdita), o seguinte lamento: “Por que não se interessam tanto pelo Asilo de Mendicidade como por outras instituições de caridade de Bragança? Não poderiam os jornais fazer alguma coisa em nosso benefício, divulgando a nossa situação e abrindo uma campanha em nosso favor?” Zeferino, após ouvir tudo de Madre Isabel e profundo conhecedor da situação daquela casa, trabalhando na imprensa, publicou a matéria cujo trecho acima relato. Que através de jornal da Capital abriu uma campanha em favor de um novo asilo. Conclamou as pessoas generosas, que tomassem a peito aquela campanha, pois o Centro Católico de Bragança, que em outros tempos zelava pela manutenção do Asilo, estava inoperante.

Novo prédio

A quermesse pró-construção do novo Asilo foi inaugurada em 1947, formada por três barracas, e foi o embrião das centenas realizadas pró-Asilo. Em solenidade realizada em 11 de setembro de 1949, Dom José Maurício da Rocha, bispo diocesano, procedeu à bênção e ao lançamento da pedra fundamental do novo prédio do Asilo.

O novo prédio do Asilo de Mendicidade São Vicente de Paulo foi festivamente inaugurado em 15 de junho de 1952 e, em 1967, construíase o segundo pavilhão com dois pavimentos.

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

.

Posts Recentes

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

3 dias atrás

Exposição “Nos Braços do Violeiro” na 23ª Festa do Saci

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

3 dias atrás

O Halloween no Wet’n Wild  

Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…

3 dias atrás

Exposição que reúne HQ, arte contemporânea e viola estreia sábado (01/11)

Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…

3 dias atrás

Veja onde se hospedar durante o fim de semana da Fórmula 1 na capital paulista

A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…

4 dias atrás

Na Serra Gaúcha, Casa di Pasto Salton apresenta novo menu com cozinha contemporânea e inspiração mediterrânea-oriental

Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…

4 dias atrás