Uma das cidades mais importantes para o crescimento do estado do Rio de Janeiro é também um cenário indescritível do turismo histórico e cultural. A cidade de Vassouras e as cidades da região abrigam um dos mais admiráveis conjuntos arquitetônicos do século 19.
Além de turismo histórico e cultural, podemos atribuir a região uma das mais autenticas mostram do turismo cênico no Brasil. Esse segmento do turismo é muito difundido na Europa, principalmente em países ibéricos, como França, Espanha, Itália e Portugal.
Igrejas, casarios, palacetes e uma série de fazendas centenárias que oferecem um importante acervo da produção cafeeira do Brasil.
Para visitar essa belíssima região, o melhor é explorar e conhecer as históricas fazendas e bem conservadas fazendas de café. Sede de uma importante universidade privada, Vassouras tem um conjunto de prédios históricos a serem explorados e visitados na área central da cidade. A praça Barão de Campo Belo reúne as construções históricas importantes, como a casada do Barão de Itambé (séc 19) e a antiga casa de Câmara e Cadeia de 1860.
No ponto mais alto fica a belíssima igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1828). Mais embaixo, um conjunto de casas deram origem ao Shopping Casario, uma série de lojas de roupas, artesanatos e quitutes, instaladas em casas de estilo colonial.
Vale uma visita também a antiga estação de trem, onde funciona um PIT (Posto de Informações Turísticas) e algumas pequenas lojas de artesanato. Uma cafeteria funciona ao redor da mesma praça, onde os visitantes podem realizar a degustação de bons café regionais.
A Casa da Hera, uma famosa construção atualmente encontra-se fechada pela pandemia, mas está do mesmo jeito que foi deixada por Eufrásia Teixeira, herdeira do negociador de café Joaquim José Teixeira Leite. O salão social preserva um majestoso piano de cauda de 1862. Outra visita imperdível na parte central da cidade é o Vassouras Café Escola, – uma escola para apreciadores do café; Lá há venda de vários produtos, como licor, brigadeiro, bolachas e o próprio café moído e torrado. Além disso o espaço oferece cursos de especialização nos vários ramos da indústria cafeeira.
Tour histórico nas centenárias fazendas da região é resgate histórico
Você pode começar o roteiro pela “ Cidade dos Barões”, se hospedando ou simplemente visitando as fazendas, riquíssimas que foram ali instaladas durante o Ciclo do Café, do século 19.
O roteiro pode ter início na Fazenda Agroecológica Alliança, uma grande propriedade auto sustentável, que tem um café premiadíssimo, queijos e iogurtes de búfalo e uma impressionante arquitetura preservada.
Nos aposentos todo o charme da hospedagem que lhe permite viver a história pura. Lagos, mirantes, piscinas, tulha e uma enorme cafeteria que ministra cursos de degustação da bebida dos deuses. O local é também destinado a encontros, palestras e workshops e treinamentos empresariais. Na gastronomia quase tudo vem da horta de produção própria e orgânica. Sucos naturais de frutas, doces preparados com muito capricho e temperos que lembram as receitas dos avós com requintes clássicos de apresentação e sabor.
A Fazenda Agro Ecolóciga Alliança tem ainda piscina, sauna, apartamentos cm móveis de época e salas de leitura e tv equipados com movelaria rústica e tradicional. A criação de búfalos é um dos destaques e a maioria da produção atende há uma grande indústria que fabrica produtos a base do leite desse leite forte a saboroso. Delicie-se pela entrada de palmeiras imperiais e sinta tanto ao amanhecer com no cair da tarde a sinfonia dos pássaros que visitam a região. Além disso a mata densa que cerca a fazenda abriga, tatus, saguis, pacas, lontras, capivaras, tucanos e gaviões.
Outra fazenda centenária que merece uma experiencia de hospedagem é a São Luiz da Boa Sorte, que está localizada na rodovia Lúcio Meira, exatamente no Km 210, há 22 quilômetros do centro de Vassouras. Um lugar encantador, imponente e repleto de histórias. Um lago com uma praia, sala de jogos, uma refrescante piscina de água corrente, um restaurante colonial ao pé de fogão de lenha e uma culinária dos tempos do barões lhe aguardam para viver uma experiencia única. Além disso, o empreendimento possui uma completa equipe de recreação para crianças, com jogos, brincadeiras, gincanas e pequenas apresentações de teatro e contagem de contos.
Vale um tour ao Museu do Café, que está dentro da fazenda e que conta a história completa do Ciclo do Café, sem se esquecer da importância dos escravizados que deram a vida na construção dessa importante região, do interior fluminense. Um passeio de trenzinho mostra de maneira lúdica as instalações que completam a enorme fazenda. A São Luiz da Boa Sorte oferece ainda uma completa equipe de alimentos e bebidas, com um farto e delicioso buffet no fogão a lenha. Tudo é preparado ali mesmo, com requinte, sabor, textura e um resultado surpreendente.
Turismo histórico e ecológico se fundem
Visitar a cidade de Vassouras, permite reviver o Ciclo do Café. A região tem enorme potencial e grande logística para o visitante explorar outras cidades que completam a sua viagem como: Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Volta Redonda, Paty do Alferes, Mendes, Conservatória e outras que formam um dos mais admiráveis roteiros turísticos e históricos do Brasil. São dezenas de construções históricas, fazendas centenárias da época dos Barões do Café. Essa região abriga ainda, parques, estradas cercadas de Mata Atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras e uma infinidade de opções gastronômicas das mais variadas possibilidades, gostos e sabores.
O Jardim dos sons e das sensações
Uma atração que deve ser feita principalmente em família e que completa o passeio é visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê. Criado pela musicista Cristina Braga e seu marido a área é cercada por uma enorme e preservada Mata Atlântica. O parque oferece nada menos que 10 kms de trilhas, espaços para exercícios em meio a natureza, chuveirões e escalda pés, além dos jardins temáticos que tem a música e os sons como principal elemento cênico.
No roteiro você pode se esbaldar com o bosque dos sinos, as teias que enaltecem as aranhas que são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema local, as redes onde você pode contemplar uma impressionante vista da exuberante mata e a árvore das infinitas possibilidades para realizar os maiores desejos. O local abriga ainda um restaurante com especiais, autoriais e exclusivas do Restaurante Bristô do Paço .
Após o tour de mais de 4 horas, experimente os deliciosos chás preparados com água mineral, flores e ervas colhidas ali mesmo, diariamente pela equipe de Alimentos e Bebidas. Confira também de hospedagem no local, com uma experiência única de contato com a natureza, o céu, as estrelas e o ar puro, além é claro de poder acordar e dormir com os sons verdadeiros da natureza.
Hotel Santa Amália é referência de hospedagem e cria feira de artesanato
O Hotel Santa Amália, foi inaugurado em 1969 e segue sendo referência em serviços de hotelaria em toda a região. A proprietária Ana Lúcia Furtado é uma das maiores batalhadoras do desenvolvimento da região.
O Santa Amália é a Antiga sede do Convento Sacre Coeur de Marie, tem mais de 40 mil m² de área verde, com uma atmosfera de aconchego e tranquilidade, preservando parte da sua arquitetura original, aliando detalhes de modernidade e conforto.
O Santa Amália tem espaços internos para promover grandes encontros, reuniões de trabalho, confraternizações, seminários e eventos de caráter familiar e ou empresarial.
Completam o lazer: piscina ao ar livre, piscina aquecida, sala de jogos, bar, restaurante com o melhor do cardápio nacional e internacional, playground, jardins tropicais e apartamentos amplos equipados com tv, frigobar, ventilador de teto e ar condicionado. O empreendimento tem uma decoração minimalista e moderna, sem esquecer os requintes da arquitetura original e tradicional. Bom restaurante, excelente serviço e um dos mais bem avaliados serviços hoteleiros da região.
Desde o início da pandemia, o Hotel Santa Amália não fechou se quer nenhum dia. Manteve o atendimento, apenas adaptando para os mais rigorosos processos de distanciamento social e protocolos de atenção as normas de prevenção a Covid-19.
Santa Feira reúne artistas e artesãos da região
Uma proposta inovadora, feita pela administração, foi a criação da Santa Feira, que reúne mais de 20 expositores locais, que comercializam queijos, doces, bordados, sacolas artesanais, bijuterias, sabonetes e cremes, produtos em couro, licores, mel e lógico cafés gourmet.
Essa iniciativa inovadora e democrática permitiu que o empreendimento se abrisse para tanto as turistas como aos morados de Vassouras e cidades da região, sendo um movimento de incentivo à produção criativa, fazendo e promovendo um intercâmbio entre turistas e população local, com os artesãos e expositores.
A cidade de Vassouras oferece ainda uma excelente estrutura de hospedagem com boa gastronomia, ótima vida noturna e uma população que se orgulha de seu importante passado, preservando o café como seu verdadeiro ouro negro. Mesmo sabendo das mazelas da escravidão, o período de produção cafeeira trouxe a Vassouras um dos mais respeitados acervos arquitetônicos do Brasil. A cidade conseguiu como poucas, preservar o seu passado, resgatar a sua história e prosseguir de maneira viva através da atividade turística mostrar de maneira única e real um passado real da história brasileira.
Preservar as construções, manter intacta as fazendas, mas sem se esquecer também do passado triste da escravidão que com o suor do trabalho dos negros e seus descentes, construíram aos Barões do Café uma das regiões mais ricas do mundo à época.
Onde Ficar
Fazenda Agroecológica Alliança
Vila Hibisco –
Hotel Santa Amália
Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Onde comer
Restaurante Relíquia – Bem na praça central tem um buffet excelente, com sabores incríveis da culinária das montanhas.
Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
Com início na próxima sexta-feira (31/10) e durante o final de semana (01/11 e 02/11),…
Abertura será no sábado (01/11), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical…
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…