Ariquemes, onde os atrativos naturais encantam

O município de Ariquemes é o terceiro maior do estado de Rondônia, a 198 km da capital Porto Velho, e oferece muitos atrativos naturais.

Foto por Cogox, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

Entre os pontos turísticos mais frequentados estão o Balneário Batistão e a Prainha Sombra da Mata, um verdadeiro paraíso em meio à floresta, com cachoeira e corredeiras rasas que se espalham nas pedras, proporcionando um lindo espetáculo da natureza. Em suas margens há um belo bosque em meio à mata nativa.

As diversas cachoeiras são outros pontos procurados por quem visita a cidade, como a Cachoeira Descovado, que tem acesso pela ponte do Rio Canaã subindo de voadeira por cerca de 20 minutos. O percurso proporciona ao turista presenciar a diversidade de pássaros, tracajás e a beleza da mata nativa às suas margens, com bosques naturais, assim como as praias que surgem com a baixa das águas a partir do mês de maio. A paisagem é de uma beleza singular.

A Cachoeira Monte Cristo é um destino apropriado para pesca esportiva, já que há várias espécies de peixes, entre as quais se destacam o peixe cachorro, o tucunaré, a piranha e vários outros. O local tem uma forte corredeira e a profundidade é variada e incerta, o que o torna desapropriado para banho. Do outro lado tem uma praia de areia onde a água é mais calma, com mata nativa nas margens, e ideal para relaxar.

No Rio Quatro Cachoeiras, o visual impressiona pela beleza natural. Um barzinho funciona no local diariamente. Há espaço para camping, e descendo o rio há várias corredeiras rasas, que formam piscinas naturais.

Durante o meio do ano, quase sempre no fim do mês de julho, acontece no Parque de Exposições, a Expoari, a maior festa de rodeio de Rondônia. São nove dias de evento, onde ocorrem vários shows musicais, com artistas de todo o país.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Wilson Dias/Agência Brasil (http://www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2008/02/17/1200wd1102.jpg/view/normal), via Creative Commons Attribution 2.5 Brazil license, via Wikimedia Commons