Aquiraz, das areias brancas e do mar temperado

Localizada a cerca de 30 km de Fortaleza, Aquiraz é conhecida pelo famoso Beach Park, um dos primeiros parques aquáticos do país. Mas a cidade tem muito mais para apresentar aos turistas que buscam o destino, como as praias de areias fofas e brancas e banhadas por um mar de coloração azul indescritível, com águas transparentes e mornas, várias piscinas naturais e dunas.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

Entre as mais procuradas estão a Prainha, a Praia do Japão, a Praia do Presídio, a Praia Barro Preto e a Praia do Iguape. A Prainha é uma das mais frequentadas da região, com pequenas lagoas na margem e várias barracas com preços acessíveis. A Praia do Presídio é o ponto para quem busca sossego, com um mar limpíssimo e piscinas naturais que se formam na maré baixa, com uma água quentinha. Já no Barro Preto há bons restaurantes, tranquilidade e um ambiente ideal para praticar surfe, windsurf e bodyboard.

Na Praia do Japão a estrutura é precária, mas o branco da areia e a temperatura das águas são o grande atrativo. Assim como a Praia do Iguape, com uma vista linda para pedras e jangadas que toda hora partem e chegam.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

No centrinho da cidade, a Igreja Matriz de São José de Ribamar é um ponto a ser visitado. Construída no início do século XVIII, quando Aquiraz ainda era a capital do Ceará, ela é a segunda mais antiga do estado. Reza a lenda que a imagem do santo padroeiro foi encontrada pelos pescadores em uma das praias em Aquiraz que quiseram levá-la a outro povoado, mas nem mesmo um carro de boi conseguiu esse feito. Assim, surgiu a ideia de que a igreja deveria ser o lugar ideal para ela.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

No Centro das Rendeiras em Aquiraz é possível ver como essa verdadeira arte é tecida através das hábeis mãos das rendeiras, sendo um excelente lugar para comprar produtos diretamente das produtoras.

Foto por Jade Queiroz – MTUR

Quem gosta de aventuras tem que conhecer o Engenhoca Parque, com trilhas, caiaques, pesca esportiva, pedalinho, mini golf, arco e flecha, slackline, tirolesa e arvorismo entre outras atividades, e ir também ao Porto das Dunas, que fica em frente ao Beach Park, lugar ideal para ver o pôr do sol.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Jade Queiroz – MTUR