Alta Floresta: ecoturismo e pesca esportiva

A cidade de Alta Floresta, que fica no estado de Mato Grosso, está localizada no meio de três importantes biomas brasileiros: no Cerrado, que começa no fim do Pantanal e se limita com o início da Amazônia.

Foto por Prefeitura Municipal de Alta Floresta / reprodução via https://www.altafloresta.mt.gov.br/

Embora a agropecuária seja forte, o município é também um grande polo de ecoturismo e um destino muito procurado para pesca esportiva, principalmente no Rio Azul, que reflete em suas águas límpidas o azul intenso do céu tropical.

A região reúne uma fauna e flora de rica beleza, além de uma abundância de espécies. Macacos, cervos, felinos, antas e cutias habitam a região em plena harmonia, com uma vegetação exuberante de muitas bromélias e orquídeas enfeitando o cenário.

O turismo de birdwatching leva a Alta Floresta muitos amantes de aves, já que a região tem catalogadas nada menos que 600 espécies.

A principal atração de Alta Floresta é o Parque Estadual Cristalino, uma joia da biodiversidade na divisa com o Pará. O parque foi criado em 2001 com a finalidade de proteger e preservar a região. Há várias trilhas para trekking, afloramentos rochosos e campos rupestres, além de uma fauna e flora exuberante.

Um lugar delicioso para passar uma tarde é o Porto de Areia no Rio Teles Pires. O local era ponto de retirada de areia para as construções da cidade no período da colonização e, com o passar do tempo, tornou-se uma pequena praia com restaurante flutuante.

Na cidade há ainda outros atrativos que valem ser visitados, como o Avião Douglas D-C3, que fica na Praça da Cultura, com visita permitida ao seu interior.

No Museu de História Natural há um grande acervo com exposições permanentes, desde objetos históricos e icônicos da região, passando pela zoologia com demonstrativos da fauna local, peças de arqueologia e uma réplica fóssil de dinossauro, além de ser um ponto importante de pesquisas científicas.

Tem também árvores incríveis para serem conhecidas, como a Sumaúma ou Paineira, com aproximadamente 380 anos e 50 metros de altura, que fica na Comunidade Santa Cruz da Paineira. A Figueira Gigante, que fica no centro, tem o tronco com 4 metros de diâmetro.

Quem busca por uma atração diferente encontra no Ponto Agroecológico Dente-de-Leão a possibilidade de experiências únicas na Floresta Amazônica, em expedições para observação da vida silvestre.

Alta Floresta tem também uma programação de eventos bastante intensa, que acontecem em todos os meses do ano.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Franklin Sales, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons