A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)é o único estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro. Está localizada em Resende (RJ). Lá formam-se os oficiais combatentes de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia e Comunicações e do Quadro de Material Básico e Serviço de Intendência.
Em 1811, com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, fez-se necessária a presença de um estabelecimento de ensino que formasse os oficiais do Exército Português. Naquele tempo, o príncipe regente Dom João fundou, então, a Real Academia Militar. Inicialmente funcionou na Casa do Trem, no Rio de Janeiro.
Após a passagem por outras quatro sedes, o então Comandante da Escola Militar do Realengo, idealizou a sede em uma cidade do interior, longe das agitações políticas do início do século XX. A cidade de Resende–RJ foi escolhida. Assim, no ano de 1944, é inaugurada a Escola Militar de Resende. E em 1952, sua denominação foi alterada para Academia Militar das Agulhas Negras.
Ao longo dos quatro anos de formação, são realizadas atividades que se fundamentam no desenvolvimento de atributos das áreas afetiva, cognitiva e psicomotora necessárias à profissão militar.
Sua grade curricular inclui disciplinas ligadas às ciências militares, exatas e humanas. Ao final do curso, o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o diploma de Bacharel em Ciências Militares.
Onde: Rodovia Presidente Dutra, km 306 – Centro de Visitantes: (24)3388-4574 – Resende.
Clique aqui para mais informações sobre turismo e história em outras cidades
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…