0 Home-Destaque - banner principal

Novo Airão: Charme Amazônico

Parque nacional do Jau, Novo Airão

A cidade de Novo Airão fica localizada no estado de Amazonas com uma população de 20 mil habitantes e fica nas margens do Rio Negro. A cidade se destaca pela fabricação de barcos, praias fluviais com areia branca. O município está localizado a mais de 110 km de distância de Manaus, capital do estado e fica na divisa com o estado de Roraima, na região norte do Brasil.  

As origens da cidade se relacionam com o início da exploração do rio Negro em 1645 em busca de ouro no rio que tinha o apelido de “rio do ouro’’, mas a origem do primeiro povoamento da região possuí duas versões. A primeira versão trata sobre uma das bandeiras jesuítas saindo do Maranhão em 1658 que fundou a missão de Santo Elias do Jaú. A segunda versão trata sobre Pedro da Costa Favela comandando uma tropa de resgate vieram ao rio Negro guiados pelos Aroquis e em 1668 uma população local foi transferida para a foz do Rio Jaú com a denominação de Santo Elias do Jaú. As duas versões tratam sobre Santo Elias do Jaú, mas divergem no ano de fundação. Em 1759 a aldeia de Santo Elias do Jaú foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Airão por Joaquim de Melo Póvoas, primeiro governador da Capitania de São José do Rio Negro.  

A região de Novo Airão se destaca pela sua conservação ambiental, já que 80% do território administrativo é considerada área de conservação e os dois parques que ajudam nessa preservação são o parque nacional Anavilhanas com passeios fluviais de uma hora com o roteiro podendo ser alterado pelos operadores do turismo. A excursão permite que os turistas contemplem a fauna local, trilha aquática e o nascer e pôr do sol; o parque nacional do Jaú permite que os viajantes apreciem a natureza, cachoeiras e o passei dura o dia todo; as terras indígenas Waimiri Atroari permite que os visitantes descubram os produtos agrícolas e artesanais dos indígenas que são comercializados para auxiliar a estrutura local; os passeios fluviais permitem que os viajantes apreciem os animais locais, como o boto-cor-de-rosa, jacarés e praias de água doce; o portal de entrada da cidade representa o passado histórico da economia do município, quando era referência na construção naval.

Pedra do sanduíche
Boto-cor-de-rosa
Fundação Malaquias

A cidade de Novo Airão concentra a rede hoteleira da região que permite uma pausa para o descanso ao final do dia depois de uma longa excursão pela área ambiental. Os hotéis que ajudam os viajantes são o Local Hostel Novo Airão com diárias a partir de 185 reais, oferece piscina, aluguel de bicicletas e espaço para eventos; o hotel Quartos Anavilhas oferece hospedagem domiciliar com um custo de 185 reais na diária e fica localizada na região oeste da cidade, ou seja, longe do rio Negro e perto do centro; a pousada Paraíso fica 1 km do centro da cidade e com uma estrutura mais simples, mas com preço mais acessível a partir de 120 reais oferecendo um excelente custo benefício. 

Ricardo Villela

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

6 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

11 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

1 dia atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

1 dia atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

1 dia atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

1 dia atrás