0 Home-Destaque - banner principal

Novo Airão: Charme Amazônico

Parque nacional do Jau, Novo Airão

A cidade de Novo Airão fica localizada no estado de Amazonas com uma população de 20 mil habitantes e fica nas margens do Rio Negro. A cidade se destaca pela fabricação de barcos, praias fluviais com areia branca. O município está localizado a mais de 110 km de distância de Manaus, capital do estado e fica na divisa com o estado de Roraima, na região norte do Brasil.  

As origens da cidade se relacionam com o início da exploração do rio Negro em 1645 em busca de ouro no rio que tinha o apelido de “rio do ouro’’, mas a origem do primeiro povoamento da região possuí duas versões. A primeira versão trata sobre uma das bandeiras jesuítas saindo do Maranhão em 1658 que fundou a missão de Santo Elias do Jaú. A segunda versão trata sobre Pedro da Costa Favela comandando uma tropa de resgate vieram ao rio Negro guiados pelos Aroquis e em 1668 uma população local foi transferida para a foz do Rio Jaú com a denominação de Santo Elias do Jaú. As duas versões tratam sobre Santo Elias do Jaú, mas divergem no ano de fundação. Em 1759 a aldeia de Santo Elias do Jaú foi elevada à categoria de Lugar, com a denominação de Airão por Joaquim de Melo Póvoas, primeiro governador da Capitania de São José do Rio Negro.  

A região de Novo Airão se destaca pela sua conservação ambiental, já que 80% do território administrativo é considerada área de conservação e os dois parques que ajudam nessa preservação são o parque nacional Anavilhanas com passeios fluviais de uma hora com o roteiro podendo ser alterado pelos operadores do turismo. A excursão permite que os turistas contemplem a fauna local, trilha aquática e o nascer e pôr do sol; o parque nacional do Jaú permite que os viajantes apreciem a natureza, cachoeiras e o passei dura o dia todo; as terras indígenas Waimiri Atroari permite que os visitantes descubram os produtos agrícolas e artesanais dos indígenas que são comercializados para auxiliar a estrutura local; os passeios fluviais permitem que os viajantes apreciem os animais locais, como o boto-cor-de-rosa, jacarés e praias de água doce; o portal de entrada da cidade representa o passado histórico da economia do município, quando era referência na construção naval.

Pedra do sanduíche
Boto-cor-de-rosa
Fundação Malaquias

A cidade de Novo Airão concentra a rede hoteleira da região que permite uma pausa para o descanso ao final do dia depois de uma longa excursão pela área ambiental. Os hotéis que ajudam os viajantes são o Local Hostel Novo Airão com diárias a partir de 185 reais, oferece piscina, aluguel de bicicletas e espaço para eventos; o hotel Quartos Anavilhas oferece hospedagem domiciliar com um custo de 185 reais na diária e fica localizada na região oeste da cidade, ou seja, longe do rio Negro e perto do centro; a pousada Paraíso fica 1 km do centro da cidade e com uma estrutura mais simples, mas com preço mais acessível a partir de 120 reais oferecendo um excelente custo benefício. 

Ricardo Villela

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás