Com programação natalina, clima fresco, natureza e boa gastronomia, cidade mais alta do Brasil é opção para quem quer fugir da praia no fim do ano

Com a proximidade do verão, das férias escolares e das festas de fim de ano, muitas famílias buscam um destino para descansar da correria do dia a dia. Então, que tal trocar a praia pela serra e visitar Campos do Jordão? A cidade, que é a mais alta do Brasil, já está em clima de festa, com ampla programação de Natal, gastronomia reconhecida, opções de hospedagem variadas e convites para passeios em meio à natureza. Para se despedir de 2025 em grande estilo, as próximas semanas oferecem a chance de aproveitar atrações gratuitas, caminhar por áreas decoradas, fazer muitos registros fotográficos e montar roteiros que combinam lazer, cultura e boa mesa.
Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Sidney Isidro, dezembro evidencia que o destino vai muito além da temporada de inverno e mostra como a cidade vem se consolidando como escolha para viajar em diferentes épocas do ano. “Campos está cada vez mais preparada para receber turistas em todas as estações. No fim do ano, esse movimento se intensifica com as ações de Natal, que oferecem espaços decorados e oportunidades para que moradores e visitantes circulem pela cidade e conheçam nossas atrações. É um período que reforça o posicionamento de Campos como destino completo para os mais diversos perfis de turistas”, afirma.
A seguir, veja cinco razões que explicam porque você não pode deixar de incluir Campos do Jordão nos planos de viagem deste fim de ano:
- Decoração de Natal
A cidade já está tomada pelo clima de Natal, com cenografias distribuídas desde o pórtico até as principais ruas e praças, todas disponíveis para visitação. Na Paróquia São Benedito, acontecem diariamente, a partir das 19h, projeções de vídeo mapping com filmes natalinos e o cortejo temático de carros antigos do CARDE, que ocorre nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, às 15h, é um verdadeiro show à parte. Já no Parque Capivari, o Mickey é a estrela da vez: o rato mais famoso do mundo estrela o “Natal dos Sonhos: Mickey e Amigos”, com uma figura iluminada de 6 metros com mais de 12 mil pontos de LED, além da árvore de 15 metros, do portal temático, do túnel e das cascatas de luz. Até 21 de dezembro, o parque também recebe apresentações de música, dança e teatro dos núcleos da Fundação Lia Maria Aguiar.
- Clima ameno típico de serra
Com a chegada do verão, Campos do Jordão surge como uma opção ao calor do litoral com seu clima serrano que favorece caminhadas, passeios ao ar livre e circulação pelo centro turístico em um ritmo mais equilibrado. É uma alternativa para quem busca viajar antes do período do recesso de fim de ano, com a possibilidade de desfrutar de temperaturas amenas e noites mais frias, características do destino mesmo nesta época. Pode levar blusa e até uma botinha, que sempre há chances de usá-las, sobretudo à noite. Inclusive, os termômetros na casa dos 17 graus
- Gastronomia de ponta
A cena gastronômica da cidade tem se destacado, com estabelecimentos reconhecidos em premiações recentes. E tem cardápio para todos os gostos: gastronomia portuguesa no Dois Rios e pratos tipicamente italianos no Elio Cucina; pratos regionais no Dona Chica, Puriman e Casa Bambuí; fondue no Ludwig e Bam Bam Café, além de várias outras opções capazes de agradar o paladar de toda a família. E, para beber, que tal experimentar aquela cachaça do Danguá ou uma cerveja do Vemaguet 67 ou Caras de Malte? No Parque da Cerveja, também é possível visitar a fábrica e fazer degustações. Os chocólatras de plantão também não podem perder as lojas da cidade, com doces de todo tipo e tamanho.
- Contato com a natureza
Campos do Jordão possui áreas de preservação e parques estruturados que atendem diferentes perfis de visitantes. Para quem quer contemplar a natureza, vale uma passada no Amantikir para conferir a paisagem florida típica do final da primavera e início do verão. Para quem busca vistas panorâmicas, o Morro do Elefante e o Prana Park são ótimas opções. Para os turistas mais aventureiros, o Tarundu oferece atividades como caminhadas, arvorismo, tirolesa e cavalgada. Já o Horto Florestal convida para um passeio pela trilha da Cachoeira Celestina e diversos outros atrativos que permitem aproveitar o ar puro da Mantiqueira.
- Hospedagem variada
A rede hoteleira jordanense oferece opções que vão de pousadas familiares a hotéis de luxo com infraestrutura completa. A cidade, inclusive, tem os melhores hotéis de montanha do Brasil – Botanique, Quebra-Noz e Toriba -, segundo o The Best of Lifestyle Awards 2025. E, em clima de fim de ano, diversos estabelecimentos já começaram a anunciar as ceias de Natal, festas de Réveillon e atividades internas voltadas para famílias e casais.





