De 25 a 28 de setembro, o Parque do Trote recebe shows de grandes nomes da música e escolas de samba, além de artesanato, culinária e experiências culturais de todas as regiões de São Paulo
Música, artesanato, culinária e tradições de todo o estado vão transformar o Parque do Trote, na zona norte da capital, em um grande ponto de encontro da cultura paulista. De 25 a 28 de setembro, o Revelando SP, realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, encerra seu calendário de 2025 com entrada gratuita e apresentações de artistas como Almir Sater, Trio Parada Dura, Adriana Farias, Barra da Saia em homenagem a Inezita Barroso, Siba com a Orquestra de Frevo do Capibaribe, Guito Show e o encontro de pavilhões das escolas de samba Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria.
O evento, que conta com gestão da Associação Paulista dos Amigos da Arte e correalização da Prefeitura de São Paulo, reunirá 230 participantes de 114 municípios, com estandes de artesanato, culinária, manifestações artísticas e experiências imersivas no espaço Experimenta!, que oferece oficinas de oleiraria, grafismo indígena, dança cigana, cortejo de bonecões e a instalação Parque de Bambu.
“O Revelando SP é muito mais que um festival: é a celebração das tradições e da diversidade cultural de todo o estado. Trazer para a capital manifestações de mais de 100 municípios permite que o público vivencie a riqueza da música, do artesanato, da culinária e das danças que formam a identidade paulista. Cada apresentação e cada experiência imersiva são oportunidades de aproximar as pessoas das nossas raízes e de valorizar os mestres e mestras que mantêm viva a cultura popular”, destaca Marcelo Assis, secretário Executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Revelando SP oferece também a exposição “Arte Sacra para ver e sentir”, com réplicas de obras do acervo do museu que podem ser tocadas, oferecendo uma experiência acessível e imersiva, com legendas em braile e QR Codes com audiodescrição, e oficinas de pintura de imagens em gesso, produção de amuletos do Frei Galvão, e de recortar e colorir.
Serviço:
Revelando SP – Capital
Datas: 25 a 28 de setembro
Horário: a partir das 10h, exceto no dia 25, que as atividades começam às 16h
Local: Parque do Trote, avenida Nadir Dias Figueiredo, s/n – Vila Guilherme, zona norte de São Paulo.
Programação completa
As opções de Artesanato, Culinária e as Manifestações Culturais podem ser encontradas em 114 municípios de São Paulo, para mais informações, acesse o site oficial.
SHOWS:
25 de setembro
19h30 – Siba + Orquestra de Frevo Capibaribe
20h30 – Trio Parada Dura
26 de setembro, às 20h30 – Adriana Farias
27 de setembro
14h – Guito Show
20h30 – Encontro de Pavilhões – Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria
28 de setembro
14h – Barra da Saia – Homenagem a Inezita Barroso
19h – Almir Sater
ESPAÇO EXPERIMENTA!
25 de setembro, das 16h às 17h – História e Feitura da Paçoca no Pilão
26 de setembro, das 10h às 13h – Mãos na Terra: Oficina de Oleiro e das 15h às 17h – Ritmos Nômades: Dança Cigana
27 de setembro, das 10h às 13h – Mãos na Terra: Oficina de Oleiro e das 15h às 17h – Traços Ancestrais: Grafismo Indígena
28 de setembro das 10h às 13h – Mãos na Terra: Oficina de Oleiro e das 15h às 17h – Sons da Terra: Construção de Instrumentos Populares
OFICINAS – MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
26 de setembro, sexta-feira
11h30 às 12h30 – Pintura de Imagens em Gesso
15h às 16h – Pintura de Imagens em Gesso
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Titina Corso
27 de setembro, sábado
11h30 às 12h30 – Amuletos do Frei
15h às 16h – Amuletos do Frei
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Ação Educativa do MAS-SP
28 de setembro, domingo
11h30 às 12h30 – Amuletos do Frei
15h às 16h – Amuletos do Frei
Vagas: 15 pessoas por turma
Ministrante: Ação Educativa do MAS-SP