Colatina, lugar do pôr do sol perfeito

A cidade de Colatina fica no estado do Espírito Santo e, na década de 60, foi destaque na revista americana Time com seu pôr do sol entre os mais bonitos do mundo, que acontece sobre as águas do Rio Doce. Com uma população acolhedora, tem bons hotéis e pousadas.

Foto por Prefeitura de Colatina / SETUR-ES via setur.es.gov.br

Um dos pontos mais visitados é o Parque Guarda, com diversos atrativos culturais, que conserva lembranças da estrada de ferro que cortava a região, representadas pelos prédios da antiga estação ferroviária e um vagão de trem que funciona como sede da Casa do Artesão. No parque há também um pomar público, com diversas árvores frutíferas como mangueiras, coqueiros, goiabeiras, abacateiros e cajueiros, além de castanheiras que garantem boas sombras.

Um dos cartões-postais de Colatina é a ponte Florentino Ávidos. Erguida em 1928, fica sobre o Rio Doce, cenário de passeios de balsa que levam ao distrito de Itapina. O povoado foi um dos principais pontos de comércio de café do estado no início do século 20. Hoje, resta apenas o bucólico casario colonial.

Há ainda diversas lagoas, como a do Limão, Pau Gigante, Coroa Verde, Barbados, Óleo e Patrão Mor, além das cachoeiras do Oito, Onze, Vinte e Onça. São belos atrativos, ótimos para quem está a procura de tranquilidade.

Foto por Prefeitura de Colatina / SETUR-ES via setur.es.gov.br

Foi inaugurada pela prefeitura em 1975 a estátua do Cristo Redentor, considerada na época a segunda maior estátua do Brasil, ficando atrás apenas do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com apenas 2,5 metros a menos.

No centro, a Praça Municipal, inaugurada no dia 1º de janeiro de 1935 com o nome de “22 de Agosto”, foi local da antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória a Minas, nos idos de 1906.

Ainda na região central, estão a Catedral Sagrado Coração de Jesus, antiga igreja matriz, que é o mais novo patrimônio histórico municipal, uma área de preservação histórica, artística e cultural; e a igreja Nossa Senhora Auxiliadora, construída na década de 1950, no mesmo lugar da anterior, que foi a primeira do município, construída no século IX, com a frente virada para o Rio Doce, e demolida.

E pertinho da cidade, na região serrana de Colatina, fica São Pedro Frio, um lugar ideal para quem quer respirar ar puro, fugir do calor durante o verão ou aproveitar o inverno de forma aconchegante. A região é conhecida como “Suíça colatinense” e ainda tem remanescentes de Mata Atlântica. A vista é deslumbrante. Belas paisagens podem ser admiradas em diversos pontos.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura de Colatina / SETUR-ES via setur.es.gov.br