negócios&eventos

103 anos da Bolsa Oficial de Café 


Construído para centralizar, organizar e controlar as operações cafeeiras, o edifício da Bolsa Oficial de Café foi inaugurado em 1922, durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil. O palácio se destaca pela suntuosidade, pela qualidade dos materiais empregados e pela riqueza dos detalhes decorativos, elementos que fizeram do prédio um símbolo da prosperidade associada aos negócios do café e um dos cartões-postais mais icônicos da cidade de Santos. 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço abriga, desde 1998, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo –, que se consolidou como um dos pontos turísticos mais visitados da região, recebendo cerca de 400 mil visitantes por ano.



Comemoração dos 103 anos do edifício terá arte especial
 

No fim de semana de 6 e 7 de setembro, a visitação ao Museu será gratuita para todos. O público ainda poderá participar de visitas mediadas (10h, 11h e 16h) com foco na história do prédio, acompanhadas de materiais educativos que mostram como era a ocupação dos espaços e salas na época em que o edifício funcionava como Bolsa Oficial de Café.

Às 15h10, o Salão do Pregão, antigo palco das negociações diárias de café, receberá a apresentação musical One Man Band, de Vasco Faé. O show integra o Festival Clube do Blues de Santos, iniciativa que faz parte do calendário oficial de eventos da cidade e completa 17 anos em 2025.

Durante o fim de semana, das 10h às 18h, também será possível acompanhar um live painting no terreno anexo ao edifício, realizado pela artista Isadora Ribeiro. Selecionada por meio do Programa Expressão 2025, a obra em grafite combina cor, criatividade e contemporaneidade, dialogando com a nova identidade do Museu do Café. Desenvolvida na presença do público em uma experiência artística única, a pintura será um presente para o local, aproximando a arte urbana do MC.
 

“O edifício da antiga Bolsa Oficial de Café é um marco da época áurea do mercado cafeeiro que ocupa um lugar especial na memória dos santistas. Ao se tornar sede do Museu do Café, esse patrimônio histórico ganhou uma nova dimensão, transformando-se em um espaço de construção e compartilhamento de cultura aberto a todos os públicos. Por meio de exposições, atividades culturais, programas educativos e cursos de barista, seguimos fortalecendo a preservação e a difusão da história do café no Brasil e no mundo”, explica Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu do Café.
 

Toda a programação comemorativa da data é gratuita e não necessita de agendamento prévio, confira mais informações em www.museudocafe.org.br 

Texto por agência e edição de Rebeca Dias

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Warung confirma próxima edição para maio de 2026 e anuncia cadastro para pré-venda

Lançamento oficial do Warung Day Festival 2026, principal evento de música eletrônica do Brasil, aconteceu…

5 horas atrás

Nova exposição do Museu da Imigração percorre o legado e as rotas da seda

Realizada em parceria com o Museu Nacional da Seda da China, a mostra será inaugurada…

5 horas atrás

Circuito 100 anos do Art Déco

O Circuito 100 Anos do Art Déco é uma iniciativa nacional promovida pela Elysium Sociedade…

5 horas atrás

Vila Taualegres, Restaualegres e Quarto do Jota Vic garantem a diversão no mês das crianças

O Tauá Resort Caeté proporciona experiência completa para as famílias onde as crianças são protagonistas…

5 horas atrás

Mercado SP leva sabores icônicos do Mercadão ao Fomenta 2025 em Águas de São Pedro

Presença reforça a conexão entre a cultura gastronômica paulistana e o desenvolvimento regional Foto por…

5 horas atrás

Pousada Villa dos Leais convida para dias de descanso e bem-estar no feriado da Consciência Negra

Divulgação O feriado da Consciência Negra é uma oportunidade perfeita para desacelerar e aproveitar dias…

10 horas atrás