1 - Turismo

10 anos de MITs: impulsionando o turismo e o desenvolvimento local no Estado de São Paulo

Balneário Municipal no MIT de Rosana (Foto: André Rosa)

O Estado de São Paulo comemora uma década da promulgação da Lei Complementar 1261/2015 que, entre outras inovações, organizou os municípios turísticos em duas categorias, as Estâncias Turísticas, que já existiam, e criou os Municípios de Interesse Turístico (MITs), política pública que impulsionou o desenvolvimento do turismo e promoveu a transformação econômica e social de cidades do interior e do litoral paulista.

Desde a titulação dos primeiros MITs, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), firmou cerca de 860 convênios com municípios reconhecidos. Nesse período, foram entregues mais de 590 obras e investidos cerca de R$ 300 milhões em infraestrutura turística.

O investimento estadual permitiu que cidades com potencial turístico – até então poucos explorados – se estruturassem para atrair visitantes, fomentar a economia local e gerar empregos. Os recursos são utilizados em projetos como construção de praças temáticas, mirantes e centros de atendimento ao turista, requalificação de orlas, ciclovias, trilhas ecológicas, sinalização, entre outros.

“Após a criação dos MITs, assistimos a uma verdadeira transformação no cenário turístico paulista. Municípios se reinventaram, fortaleceram sua vocação turística e mobilizaram toda a cadeia produtiva. Os resultados nos orgulham muito”, afirma o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

O turismo representa hoje cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo. “Somos líderes em recepção de turistas estrangeiros, temos os três aeroportos mais movimentados do país e somos o maior emissor de turistas nacionais. Isso mostra a força e a diversidade do turismo paulista”, destaca o secretário.

Turismo que transforma

Rifaina, localizada a 411 km da capital, é exemplo do impacto positivo da política. A cidade se preparou para receber o título desde 2012 e, após a instituição da categoria, a partir de 2017, quando recebeu o título de MIT, experimentou um forte crescimento. Hoje, é considerada uma das cidades mais desenvolvidas da região, com expansão imobiliária, aumento na oferta de hospedagens e previsão de inauguração de um resort com 320 apartamentos em 2025.

Outro destaque é Barretos, conhecida como a “Capital Nacional do Rodeio”, que foi um dos primeiros municípios a obter o título de MIT. A organização e agilidade no processo permitiram que Barretos se tornasse, posteriormente, uma Estância Turística, consolidando-se como destino turístico durante todo o ano.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Tradição milenar e cultura japonesa encantam no Tanabata Matsuri na Liberdade

Foto: stasyabis via Unsplash Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de São Paulo…

5 horas atrás

Chefs Viajam traz jantar autoral ao Sheraton Santos com menu a quatro mãos

Divulgação O Sheraton Santos Hotel recebe a 2ª edição do projeto Chefs Viajam, uma iniciativa…

5 horas atrás

Descubra o que torna Serra Negra um dos destinos mais completos do interior paulista

Foto: Gerson Cordeiro | Videograph Com a chegada das férias, bate aquela vontade de desacelerar,…

5 horas atrás

Arraial da Riviera de São Lourenço gerará recursos para ações sociais 

Divulgação O tradicional Arraial da Fundação, maior festa do gênero no litoral paulista, levará o…

5 horas atrás

Teatros municipais oferecem programação diversa na primeira semana de julho em São Paulo

Espetáculo “Onde Vivem os Bárbaros” será apresentado no Teatro Cacilda Becker, de graça. Foto: Divulgação…

5 horas atrás

Palawan reúne sabores do mundo e música ao vivo no Sunset de aniversário

Divulgação A Palawan Pousada e Bistrô comemora seu primeiro ano de história com uma edição…

1 dia atrás