Museu Municipal Oswaldo Russomano em Bragança Paulista

Liteira

O Museu Municipal de Bragança Paulista foi criado através do Projeto de Lei nº. 200/51, de 15 de setembro de 1951, de autoria do ex-vereador Saturnino Pacitti que, aprovado, foi transformado na Lei nº. 166, de 24 de outubro de 1953, que também criou a Biblioteca Pública Municipal.

O Museu Municipal “Oswaldo Russomano” é o símbolo do patrimônio de Bragança Paulista, cidade de tradição histórica e cultural. Desde os tempos coloniais, Bragança se diferenciava por ser a cidade de onde saíam as tropas tanto para o interior como para o litoral. Já no tempo do Império se destacou por ser a cidade querida e agraciada por Dom Pedro II.

Maleta de oftalmologista

O Museu Municipal “Oswaldo Russomano” foi inaugurado em 15 de dezembro de 1966. Na década de 1980, após algumas mudanças de local, instalou-se definitivamente à rua Cel. João Leme, 520, no centro da cidade.

A casa onde o museu está instalado data de 1896, construída para ser a residência do Cel. Afonso Olegário Ferreira Pinto e sua esposa, D. Maria Salomé de Leme Ferreira. A casa, esplendor do ciclo do café na região bragantina, coincide com o final do Império e o início da República. O empreiteiro construtor foi italiano.

Acervo

O acervo de aproximadamente 3.000 peças expõe objetos pessoais de grandes nomes da história do município e peças que retratam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba. Encontram- se ainda louças, instrumentos musicais, móveis da antiga Câmara Municipal e objetos da extinta Estrada de Ferro Bragantina.

Equipamento odontológico

Ao visitá-lo, as pessoas voltam ao passado, identificando a história local em contato com períodos de importante mudança cultural e tecnológica, como o período imperial, a escravidão, a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Constitucionalista de 32 e artefatos arqueológicos.

No Museu pode-se ainda ver: objetos da arte sacra, máquinas fotográficas, relógios, TVs e rádios de época, fotografias do acervo histórico, objetos dos combatentes, além de peças que retratam o ambiente doméstico e a moda antiga, além de artesanato e artefatos indígenas.

O Museu está equipado com Boulevard (onde alunos utilizam o espaço para, após a visita, fazer o seu lanche), salão de exposições temporárias e realização de oficinas.

Fonte: Museu Municipal Oswaldo Russomano

Onde: Rua Coronel João Leme, 520 – Centro

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui

 

Geladeira do início do século XX: para seu funcionamento, no compartimento superior, diariamente colocava-se uma barra de gelo
Classificação dos escravos para serem libertados pelo fundo de emancipação

 

.

Posts Recentes

Veja dicas para “turistar” pelo Paraná no último feriado prolongado do ano

Repleto de destinos com paisagens únicas e rico em cultura, o Paraná se destaca como…

1 dia atrás

Descubra a magia do outono no Green Haven Ilha Anchieta

À medida que o outono se instala com seu clima ameno, o Parque Estadual da…

1 dia atrás

Museu do Futebol recebe a 9ª Feira Afro Ilé-Ifè

A Feira Afro Ilé-Ifè é uma opção para quem procura um lazer gratuito no feriado…

1 dia atrás

Festival Cultura de Boteco chega ao Museu da Imigração

Dez dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo se reúnem nos dias 4 e 5 de…

1 dia atrás

Museu do Café lança edital para fomentar projetos de dança na cidade de Santos

Na segunda-feira (29), Dia Internacional da Dança, o Museu do Café (MC) – instituição da…

1 dia atrás

Serra Verde Express chega aos 27 anos com mais de 4,5 milhões de passageiros embarcados

Há 27 anos, a Serra Verde Express iniciava sua jornada na administração do transporte turístico…

1 dia atrás