Evento acontece entre os dias 24 de setembro e 12 de outubro em Brasília, São Paulo e Paraná
Entre os dias 24 de setembro e 12 de outubro, o Brasil será palco do Festival Gastronômico Taste of Japan: 130 anos navegando pelos sabores do Japão, uma iniciativa inédita que une cultura, gastronomia e diplomacia para celebrar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. O evento, realizado pela REN Brasil – Rede Nikkei de Empreendedorismo do Brasil, conta com o respaldo da Embaixada do Japão e faz parte da programação oficial das comemorações históricas.
A abertura oficial acontece no dia 23 de setembro, em Brasília, com uma cerimônia exclusiva para convidados. A noite contará com apresentações culturais de taikô, música japonesa, degustações preparadas pelo chef Cristiano Komiya, e harmonização de saquês de Fukushima, além da presença de autoridades, empresários e representantes da comunidade nikkei.
Na etapa seguinte, de 24 de setembro a 12 de outubro, restaurantes parceiros em Brasília, São Paulo e Paraná apresentam menus especiais, composto por produtos 100% de origem japonesa, incluindo vieiras, hamachi, shoyu, nori e vinagre. Entre as casas participantes, no Distrito Federal estão New Koto, Samurai Sushi e Noru Sushi; em São Paulo o Kame Kami e o Torá Sushi e Robata; e no Paraná são o Ippai Ramen Street e Fujii Cozinha Japonesa. As criações serão harmonizadas com saquês e licores selecionados e acompanhadas de um Passaporte Gastronômico, que incentiva os participantes a experimentar diferentes casas e ampliar sua vivência cultural.
Mais do que uma experiência culinária, o festival simboliza o fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países. Além de difundir a cultura e a gastronomia japonesa, a iniciativa busca fomentar negócios, promover o intercâmbio de tecnologias e abrir novas oportunidades para empreendedores nikkeis e empresas japonesas no Brasil.
Segundo Lesley Ishii, presidente da REN Brasil, a proposta do festival vai além do sabor. “P Taste of Japan é uma ponte entre culturas, mas também entre negócios. O Japão tem muito a compartilhar em termos de inovação e sustentabilidade, e o Brasil tem um público aberto e curioso para novas experiências. O Taste of Japan celebra 130 anos de amizade, mas também projeta o futuro das nossas relações”, destaca.
Outro destaque será a divulgação de informações sobre a segurança alimentar japonesa e os esforços ambientais relacionados ao descarte de água tratada pelo sistema ALPS (Sistema Avançado de Processamento de Líquidos), iniciativa que reforça o compromisso do Japão com a sustentabilidade e a transparência internacional.
Para Ishii, o evento também é uma oportunidade de valorizar a comunidade nikkei e ampliar horizontes. “Queremos que o Taste of Japan seja lembrado como um marco de união entre Brasil e Japão, mostrando que, ao lado de sabores autênticos, também construímos confiança, inovação e novas possibilidades de negócios”, reforça.
Com apoio institucional e a experiência de mais de 70 associados da REN Brasil, o festival promete ser um dos pontos altos das celebrações dos 130 anos de amizade Brasil-Japão, deixando um legado cultural, econômico e diplomático.
O evento tem realização da Ren Brasil, com apoio da Embaixada do Japão no Brasil e JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Taste of Japan: 130 anos navegando pelos sabores do Japão
Data: 24 de setembro a 12 de outubro
Realização: REN BRASIL
Apoio: Embaixada do Japão no Brasil e JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão.
Mais informações no site www.renbrasil.com.br
Texto por agência e edição de Rebeca Dias
“Enquanto uns choram, outros vendem lenços.” “Os espertos transformam tempestades em negócios.” “Não reclame do…
O município de Espírito Santo vive um dos momentos mais importantes da sua trajetória religiosa…
Com agenda gratuita e opções para toda a família, Shopping Light transforma o mês de…
Pela primeira vez, Ministério do Turismo dedica espaço técnico ao segmento em duas palestras durante…
Divulgação Localizada no alto da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, Bom Jardim…
Divulgação Na região do Boqueirão, em Lages, a Boqueirão Hotel Fazenda consolidou, ao longo de…