Vila Velha, onde estão as mais belas praias do Espírito Santo

Vila Velha está bem pertinho de Vitória – apenas 10 km separam as duas cidades. Praias, montanhas e atrações culturais fazem parte da lista das principais atrações para conhecer em Vila Velha, no Espírito Santo, cidade famosa também por sua rica gastronomia.

Foto por Vitor Jubini/MTur

O Convento da Nossa Senhora de Penha é um dos grandes cartões-postais do estado e está localizado no topo de uma montanha, no bairro da Prainha. Cercado pela Mata Atlântica, o local possui de fato a vista mais linda da região, com ângulos que permitem visualizar Vitória, Vila Velha, a Praia da Costa e o Morro do Moreno. Para chegar ao convento, os visitantes precisam encarar 365 degraus, mas a paisagem é a recompensa.

No morro da Penha está também o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, ou Forte da Barra, erguido estrategicamente na base do morro da Penha. Atualmente, o Forte foi cuidadosamente restaurado para abrigar o Centro Cultural Forte de São Francisco Xavier da Barra, com salas que oferecem exposições permanentes, totalmente dedicadas à história e à cultura do Espírito Santo.

Foto por Vitor Jubini/MTur

Uma das atrações turísticas de Vila Velha é a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, conhecida como Terceira Ponte, que liga as cidades de Vitória e Vila Velha. A via é considerada a maior construção do estado e hoje é um dos belos cartões-postais capixabas. São aproximadamente 3 km de extensão e 70 m de altura, possibilitando uma vista única das cidades.

Foto por Vitor Jubini/MTur

Vila Velha possui 32 km de belas praias. A mais famosa é a da Costa, com ciclovia, quiosques, lojas, bares, restaurantes e hotéis. As águas calmas atraem os amantes dos esportes náuticos. Separada da praia da Costa pela Ponta da Sereia, a praia da Sereia tem uma pracinha arborizada com vista para o mar. As águas calmas são boas para famílias com crianças e para passeios de caiaque.

Foto por Vitor Jubini/MTur

Já Itaparica tem ótimas ondas para o surf, além de muitos eventos nos finais de semana. De tombo, a praia da Baleia tem areia grossa e é protegida por recifes. Atrás dela fica a Lagoa Grande, boa para o banho, pedalinho e caiaque. Mais afastada do Centro, Barra do Jucu é uma das mais bonitas da região. São praticamente três praias em uma: o Rio Jucu deságua na Praia da Barrinha e dá um charme à natureza preservada do entorno. Na Praia do Barrão, a mais movimentada, rolam partidas de futebol. No canto esquerdo, uma passarela leva à pequena praia da Concha. 

Foto por Vitor Jubini/MTur

No final do calçadão da Praia da Costa, tem feira de artesanato que funciona sempre à noite. Ali é possível comprar vários souvenirs e as famosas panelas de barro do Espírito Santo, diretamente das mulheres que as fabricam.

A gastronomia local tem como base peixes e frutos do mar, com destaque para a moqueca, com muito coentro, que é a marca registrada do Espírito Santo.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Vitor Jubini/MTur