Águas de Lindóia, a cidade das águas

Águas de Lindóia, cidade que faz parte do Circuito das Águas Paulista, teve o início de sua história em 1895, quando foi criado o distrito policial de Lindóia subordinado ao de Serra Negra. No ano de 1898, a Cúria Metropolitana de São Paulo instalava a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas do Rio do Peixe, sendo que o segundo pároco foi o Padre Henrique Tozzi, tio do Dr. Tozzi, fundador das Termas de Lindóia, hoje Águas de Lindóia.

Águas de Lindóia
Foto por Paulo Li – Expressão Studio

Após a Proclamação da República, a política na região pulsava forte. Nesse período crescia o reconhecimento pelo trabalho brilhante do Dr. Francisco Tozzi e a fama das Termas de Lindóia, que fazia parte do Distrito de Lindóia. Em 1938, é criada a Estância Hidromineral de Lindóia, e Lindóia passa a ser um distrito da Estância. Em 1965 volta a ser um município independente.

A cidade, que foi destino da alta sociedade brasileira na década de 1920, ainda guarda todo seu glamour, hoje junto a novas opções turísticas, que continuam atraindo visitantes de todo o país.

Foto por Paulo Li – Expressão Studio

Suas águas medicinais, já conhecidas na época dos bandeirantes e tropeiros que por ali passaram rumo ao planalto goiano, ganharam destaque com o Dr. Francisco Tozzi, médico que em 1909 conheceu essas águas termais e curativas e, no ano seguinte, iniciou a construção das Thermas de Lindoya. Em 1929 a cidade já recebia um número expressivo de visitantes, e, para acomodá-los, surge o Hotel Glória, hoje Grande Hotel Glória, que mantém a originalidade da época, com apartamentos amplos e salas com pisos de madeira corrida e mármore, lustres de cristal e o elevador pantográfico a manivela, que leva os hóspedes a uma passagem direta ao Balneário.

Hoje com grande parque hoteleiro, sendo referência em destino de eventos corporativos, Águas de Lindóia oferece uma excelente gastronomia com grande influência mineira e opções para quem busca apenas a tranquilidade local, os tratamentos de saúde oferecidos pelo Balneário e aventuras radicais.

Águas de Lindóia
Foto por Paulo Li – expressão studio

A Praça Adhemar de Barros, no centro da cidade, com seu imenso lago, é parada obrigatória para fotos e para relaxar. O Morro do Cruzeiro, com vista panorâmica da cidade e da Serra da Mantiqueira, é outro ponto procurado por turistas que visitam o município, assim como o Mosteiro Santíssima Trindade e o Bosque Zequinha de Abreu. Passeios em 4×4 por trilhas entre montanhas são uma opção para os aventureiros.

Entre os eventos da cidade, o Encontro de Carros Antigos, realizado geralmente no mês de junho, está entre os mais tradicionais, reunindo carros, expositores e colecionadores do mundo inteiro.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Paulo Li – Expressão Studio