Vila Industrial em Campinas

Vila Industrial em Campinas-historia-ferrovias-_mg_2610-bx
Interior de um dos prédios da Vila Industrial em Campinas

Bairro ligado a história das ferrovias da região

“A Vila Industrial surgiu como um bairro proletário no final do século XIX.  E está diretamente associado à instalação das Companhias de Estrada de Ferro Paulista (1872) e Mogiana (1874).

Localizada em uma área ocupada originalmente por um conjunto de cemitérios ao lado dos trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, a vila marcou o surgimento do primeiro bairro de trabalhadores da cidade. Nas origens desta ocupação, instalaram-se prédios da imigração (entre as atuais ruas Sales de Oliveira e Pereira Lima) – prédios que seriam utilizados pela companhia Mac Hardy e posteriormente pela Companhia Mogiana; além da construção de vários conjuntos de casas para os funcionários da “Paulista” (de propriedade desta Companhia).

No final do século XIX, a região passou também a receber outras instituições.  Exemplos são o Matadouro Municipal, a Companhia Curtidora Campineira de Calçados (1890), o Cortume Campineiro, o Lazareto dos Morféticos, o Lazareto dos Varilosos e a Indústria Fabril, de propriedade de Antônio Correa de Lemos, e no início do século XX, o Cortume Cantusio (1911), o túnel de ligação entre a Vila Industrial e o centro (1915), além da transformação de vários edifícios em oficinas da Companhia Mogiana. Datam das duas primeiras décadas do século, ainda, a construção (pela iniciativa privada) das travessas Manoel Dias (1908) e Travessa Manoel Freire (1918) para venda aos ferroviários da Companhia Mogiana.

Em sua trajetória urbanística, o bairro evoluiu no sentido leste-oeste. Seguindo o mesmo traçado urbano (em forma de tabuleiro de xadrez) já utilizado na cidade de Campinas desde sua origem”.

Fonte: site Secretaria de Turismo/PMC.

 

Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui