Estátua de Padre José de Anchieta

 

ubatuba-historia-estatua-padre-anchieta-DSC_0146-bx
Estátua do Padre Anchieta

Em comemoração ao 4º Centenário do município, essa estátua está localizada na Av. Iperoig, justamente no ponto onde o próprio escreveu seu famoso “Poema à Virgem”, enquanto cativo dos índios Tupinambás.

José de Anchieta

Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, José de Anchieta, filho de família nobre, não tendo vocação às armas, ingressou no colégio jesuíta da Universidade de Coimbra, em 1551. Aos 19 anos acompanha Duarte da Costa, na expedição ao Brasil e chega a São Vicente. Em 1554, Anchieta e o jesuíta Manuel da Nóbrega sobem a Serra do Mar e fundam um colégio destinado principalmente à catequização dos índios em Piratininga – mais tarde definida como a cidade de São Paulo. Fazia de tudo um pouco desde medicar até ensinar latim aos índios.

ubatuba-historia-estatua-padre-anchieta-DSC_0141-bx
Estátua do Padre Anchieta

Com os vários ataques dos índios Tamoios na região de Piratininga, o Jesuíta parte para Iperoig (Ubatuba), tentar uma conciliação pacífica, mesmo contrariando as ordens de Duarte da Costa. Apesar de duras penas, tornando-se cativo dos índios, ele consegue seu intento levando a paz da província. Mas precisava fazer mais e migrou para o Rio de Janeiro, onde lutou ao lado de Estácio de Sá contra os franceses, e Salvador. Em 1585 o missionário, no Espírito Santo, fundou Guarapari e faleceu, aos 63 anos, na cidade de Iriritiba, hoje chamada de Anchieta, para onde seu corpo foi levado e  sepultado.

Muitos fatos inexplicáveis pela ciência giraram em torno dessa personalidade incrível de Anchieta como o fato dos índios o acharem um feiticeiro por terem visto-o levitar em seu cativeiro, ou até pessoas atribuírem-lhe milagres como curas impossíveis.

Anchieta foi gramático, teatrólogo, poeta e historiador. Muito contribuiu com seu aprendizado nas Américas, deixando um legado enorme para as gerações vindouras como: “De gestis Mendi de Saa” (“Os feitos de Mem de Sá”), primeiro poema épico da America.

Em 1980 José de Anchieta foi beatificado por João Paulo II.

Para saber mais sobre turismo religioso