Search
domingo 24 setembro 2017
  • :
  • :

Turismo em Santos… O que visitar?

Turismo em Santos: um lugar mais que acolhedor. Um lugar pra relaxar e deixar as preocupações de lado.

Fazer turismo em Santos é muito peculiar. Sua área insular está dividida em sete canais construídos no início do século passado e que se tornaram os pontos cardeais dos santistas. E quando falo “sua área insular” é porque Santos não é apenas uma ilha. Apesar de concentrar apenas 1% da população, a área continental é duas vezes maior, com trilhas e cachoeiras espalhadas ao longo das rodovias Cônego Domenico Rangoni (Piaçaguera) e Rio-Santos.

Sua vocação de “cidade entreposto” está registrada desde o início da colonização. Por ser uma das cidades mais antigas do Brasil, a história de Santos é repleta de acontecimentos importantes, que por diversas vezes mudaram o rumo do país.

Seu porto, um dos mais importantes da América Latina, é parte fundamental do desenvolvimento da cidade e pode ser visitado por meio de escunas que saem da ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, e percorrem o canal que separa Santos de Guarujá.

No Centro, além de lojas e escritórios, você poderá passear de bondinho, em um percurso que permite ver os palacetes da época áurea da exportação do café. Visite os museus, as igrejas, os teatros Coliseu e Guarany e não perca a subida ao Monte Serrat pelo bonde funicular: no alto, temos uma visão de 360° da cidade. Ah! Aproveite para almoçar na Estação de Trem do Valongo, com cardápio e decoração de época maravilhosos.

Saindo do Centro, entre os canais 1 e 2, temos a Vila Belmiro, bairro que abriga o Estádio Urbano Caldeira, casa do Santos Futebol Clube, que dispensa comentários sobre sua importância no futebol brasileiro e mundial.

Na orla da praia, percebemos que a cidade é um ginásio esportivo a céu aberto, onde pessoas de todas as idades adoram se exercitar. Quadras de beach tennis, futvolei, tênis de praia, tamboréu, frescobol, ciclismo, canoagem, stand up e outros são os atrativos para movimentar o corpo e serenar a mente. Seu lindo jardim também deve ser explorado e não se esqueça de tirar uma foto com a estátua do leão na praia do Gonzaga! Caminhe, caminhe à beira mar, seja de dia ou de noite, e sinta o frescor do mar. Depois, pare para tomar uma água de coco. Um bálsamo!

Atrações imperdíveis para a criançada são o Aquário, no canal 6 e o Orquidário, no canal 1, além dos museus de Pesca, Marítimo e Marinho, na Ponta da Praia.

Aproveite também para conhecer a variedade de restaurantes que servem desde a comida típica caiçara até a alta gastronomia.

“Terra da liberdade e caridade” este é seu epíteto, este é seu lema, terra dos caiçaras, que compram “média” em vez de pão francês e que substituem o “você” pelo “tu”, sem medo de errar. Terra de gente que aprendeu a ter qualidade de vida. Terra de gente trabalhadora e que sabe viver e valorizar o chão que pisa. Santista é mais que um gentílico; ser santista é um estado de espírito. Santos é legal, é agitada, é acolhedora. Santos é bonita!

 

Comments

comments




Deixe uma resposta