Negócios em Bragança Paulista

Negócios em Bragança Paulista-polo-ferramenteiro-_mg_1923-bxMarco Regulatório

O projeto “Inclusão Social, Qualificação, Geração de Renda e Empregabilidade” oferece qualificação a pessoas que atuam no mercado de trabalho, ou que estão excluídas dele, para permitir que quem recebe benefícios sociais se torne gerador da própria renda. A parceria com diversas secretarias, com o Sistema S (Senai, Senac, Sebrae, Senar) e com o Instituto Federal de São de Paulo (IFSP) qualificou mais de cinco mil pessoas em 2013, em Bragança Paulista.

O Marco Regulatório é um conjunto de sete leis que buscam incentivar a instalação de empresas no Município, garantindo crescimento econômico e promovendo a pesquisa e o desenvolvimento científico, a criação de um Centro de Negócios com apoio e escritório virtual, entre outros benefícios. Já o Projeto Inclusão Social, Qualificação, Geração de Renda e Empregabilidade e o Arranjo Produtivo Local no Campo foram objeto de avaliação pelo Sebrae, visando a implementação da Lei Geral em favor de microempresas e empresas de pequeno porte e a premiação “Prefeito Empreendedor”, sendo concedido o selo de “Prefeito Empreendedor” ao prefeito Fernão Dias. Os projetos visam estabelecer condições para que pequenos e médios agricultores possam manter e ampliar sua produção, garantindo rentabilidade.

Alexandre Terra, do Sebrae informou que Bragança Paulista se tornou o maior Posto de Atendimento do Sebrae de todo o Estado de São Paulo e acrescenta: “Esse trabalho não traz resultados da noite para o dia e nem depende de ações políticas, mas sim de grande força de vontade”.

Fonte: www.braganca.sp.gov.br

Polo Ferramenteiro

Negócios em Bragança Paulista-polo-ferramenteiro-_mg_1940-bxReunindo o fogo, o martelo, a água e o ar, a arte da forja dá testemunho da atividade humana desde os tempos mais remotos. Vestígios das civilizações grega, egípcia e da Mesopotâmia mostram artefatos em metal para uso beligerante e diário que tornaram os humanos uma raça potente, capaz de enfrentar e sobreviver em seu meio ambiente. Superamos as leis naturais e a limitação de nossos corpos com a engenhosidade criativa materializada em alavancas, parafusos, porcas, rodas dentadas etc. Era porém uma arte para poucos e, na Idade Média, criaram-se guildas (corporações), reunindo artesãos e seus discípulos que guardavam o segredo da criação dos moldes para engrenagens.

Depois de criado o torno e das sublevações da Revolução Industrial, toda a civilização foi desenvolvida ao redor desses mecanismos e, com a criatividade de engenheiros de todos os ramos, foi possível colocar em prática idealizações que melhoraram nossas construções, utilidades domésticas e por fim os automóveis, ou seja, todo o nosso cotidiano hoje está repleto de dispositivos saídos originalmente das mãos de ferramenteiros.

braganca-paulista-negocios-polo-ferramenteiro-_mg_1944-bxEm nosso país, por muitos séculos fomos proibidos de manufaturar, forjar ou criar nossos próprios produtos, porém, com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808, essa realidade mudou e com ela o nosso desenvolvimento. Atualmente, diante da necessidade de organizar os setores industriais, principalmente para enfrentar a concorrência dos materiais importados, foram formados os Arranjos Produtivos Locais – APLs, que são “aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa”.

(Fonte: portalapl.ibict.br)

braganca-paulista-negocios-polo-ferramenteiro-_mg_1910-bxNa arte da ferramentaria, a história de Bragança Paulista tem origem na empresa AMP Brasil Conectores Elétrico Eletrônicos Ltda., hoje TE Electronics. Na década de 1990, ao se instalar na cidade, foi estimulada a terceirizar seus serviços de ferramentaria, e ferramenteiros de ponta passaram a exercer suas funções.

Como Bragança Paulista conta com excelente localização e se encontra em uma região de fácil acesso aos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de todo o interior do Estado de São Paulo, com rodovias até o porto de Santos onde o escoamento é facilitado, é uma cidade com toda a logística necessária ao desenvolvimento do polo de ferramentaria e a assumir a liderança do progresso da região. Além disso, o setor ferramenteiro tem bom nível salarial, com amplas oportunidades de aperfeiçoamento profissional, já que é um mercado envolvido no caminho crítico de desenvolvimento de qualquer novo produto ou processo de inovação. Por isso, a criação do APL Bragança Paulista – Núcleo de Excelência em Ferramentaria, em agosto de 2014.

Atualmente, Bragança Paulista possui 97 ferramentarias, seis delas com inscrição no Finame, portanto com melhor qualidade em seus processos produtivos. Além dessas, existem diversas empresas certificadas com a ISO 9000 e mais algumas ainda em fase de estruturação. Os produtos mais desenvolvidos na cidade são: moldes para injeção plástica, estampos e usinagem.

Com a implantação da APL, há mais geração de recursos e renda direta, o que incide no aumento da arrecadação, na exposição da cidade, em melhorias na qualidade de vida, mais investimentos, a criação de aproximadamente 1.000 empregos diretos e algumas centenas de prestadores de serviços. Com a organização do setor, o aumento da capacidade produtiva, o aperfeiçoamento da gestão, da tecnologia, da logística e da produtividade, a conquista do mercado internacional é inevitável.

Resumo do Protocolo Joinville

Negócios em Bragança Paulista-polo-ferramenteiro-_mg_1901-bxFerramentarias Brasileiras se Unem em Defesa do Setor

O prefeito Fernão Dias assinou Protocolo de Intenções entre as principais regiões produtoras de ferramentais do Brasil. Importantes entidades como a Abinfer, a Abimaq, a APL Ferramentaria do Grande ABC, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, além de subscreverem o protocolo são fortes apoiadores. O evento ocorreu às 16 horas do dia 21/8/2014, em Joinville-SC, durante a Euromold, feira internacional de moldes e ferramentais.

Os eixos principais desse Protocolo são:

Defesa de restrições à importação de moldes e ferramentais;

Ações de capacitação profissional e em gestão no setor de moldes e ferramentais;

Apoio governamental à solução de problemas referentes às Certidões Tributárias.

Vale notar que o setor de ferramentaria foi incluído no Regime Automotivo Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores), uma vez que as montadoras podem obter benefícios fiscais nele definidos ao adquirir moldes e ferramentais no Brasil.

Essa inclusão resultou de articulação da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista com o apoio da USF e de entidades como Sebrae, Senai, Ciesp, e empresas de ferramentais do APL Bragança Paulista – Núcleo de Excelência em Ferramentaria.

 

Resumo da 1ª Ata da Posse da Gestão do APL – Núcleo de Excelência em Ferramentaria de Bragança Paulista

Empossada a Mesa Coordenadora do APL Bragança Paulista – Núcleo de Excelência em Ferramentaria Na noite de 6 de novembro de 2014, tomaram posse os coordenadores do APL Bragança Paulista – Núcleo de Excelência em Ferramentaria, assumindo o Grupo de Coordenadores as seguintes empresas: 3G Ferramentaria de Precisão, ACG CAD Projetos de Moldes Plásticos, Amplimold Ferramentaria de Precisão, Beta Ferramentaria, Gaspartec Tecnologia em Retífica Óptica, Hartman Ind. e Com. de Moldes e Estampos Ltda., KLC Ferramentaria e Usinagem Ltda., LNR Industria Mecânica Ltda., MRD Tools, Parstech Ferramentaria de Precisão, Reibrag Ferramentaria de Precisão, Loject. Assumiram também as seguintes instituições: Ciesp, Sebrae, Senai, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico representando a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, e USF – Universidade São Francisco. www.aplbr.com.br

Para mais informações sobre Bragança Paulista, clique aqui