Estações ferroviárias em Campinas

Estações ferroviárias em Campinas-campinas-historia-ferrovias-cia-mogiana-ft-nathalia-weber-bx
Mogiana, uma das estações ferroviárias em Campinas. Foto Márcio Masulino

Estação Mogiana

Com todo o esplendor do auge da época cafeeira, essa que é a estação principal foi construída em 1872 em estilo inglês. É considerada uma das mais antigas do Estado de São Paulo e encontra-se desativada desde 2001. Seu conjunto arquitetônico impressiona por seus ricos detalhes. Atualmente abriga a Estação Cultura – Prefeito Antônio da Costa Santos.

Estação Guanabara

Datada de 1893, era uma das mais movimentadas por sua localização central. Em 1920 foi ampliada e passou a abrigar alguns escritórios da Cia. Mogiana. Atualmente é um espaço cultural.

Estações ferroviárias em Campinas-historia-ferrovias-estacao-desembargador-furtado-_mg_1143-bx


Estação Desembargador Furtado

Aberta em 1901, recebeu esse nome em homenagem ao seu construtor e proprietário da Fazenda Duas Pontes, a maior produtora de café na época.

 

 

Estação Tanquinho

Vem de 1875, na Estrada dos Fazendeiros, nas terras do comendador Manoel Carlos Arantes ou Aranha. Atualmente pertence à Fazenda Santa Maria, uma propriedade particular.

Estação Tanquinho-nova

Inaugurada em 1926 para substituir a Estação Tanquinho, foi desativada em 1973. Hoje essa estação é o centro do passeio entre a Estação Anhumas e a de Jaguariúna.

Estação Anhumas

Estações ferroviárias em Campinas-historia-ferrovias-estacao-anhumas-img_0107-bx

Construída em 1875, junto ao rio Anhumas e na divisa das fazendas dos Quirino e da viúva Rocha, servia para embarque de gado. Partindo dessa estação, podemos fazer um passeio de trem puxado pela “Maria Fumaça” até Jaguariúna.

São 24 km de extensão através de fazendas tradicionais de café. Os passeios são realizados aos finais de semana. A locomotiva é uma Baldwin, datada de 1912. O passeio é monitorado e recebe alunos onde os mesmos têm aula sobre o funcionamento das linhas férreas. O percurso passa por seis estações: Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes, até Jaguariúna. O passeio é uma volta ao passado, sobre os trilhos as Cia. Mogiana. Aberto aos sábado, domingos e feriados.

Onde: R. Dr. Antonio Duarte da Conceição, 1.500. Estações ferroviárias em Campinas-historia-ferrovias-estacao-anhumas-_mg_4539-bx

 

Para mais informações sobre história, cultura e artes em Campinas, clique aqui