Espaço do Artesão de Ilhabela

Espaço do Artesão de Ilhabela-artesanato-madeira-traineira-255-bx
Artesanato do Espaço do Artesão de Ilhabela

Artesanato Caiçara

Ponto de passagem obrigatório a todos aqueles que desejam conhecer um pouco da cultura local através das obras dos artesãos.

Lá é possível encontrar embarcações, velas, colares, brincos, bolsas, quadrinhos náuticos, peças de madeira, guardanapos, uma diversidade de cores, formas que deixa nítido o toque pessoal de cada artista. Mesmo com toda essa versatilidade, capaz de agradar aos mais diversificados gostos, há um ponto em comum, que é a reutilização de sobras da natureza, criando objetos que remetam à cultura local. O espaço funciona em esquema de cooperativa onde ocorre um revezamento e cada cooperado faz seu plantão de 4 horas.  Ao todo são cerca de 30 integrantes.

Fomos recebidos por Waldemar Barbosa, um dos associados do Espaço do Artesão. Nascido e criado no município arquipélago, está em terras ilhabelenses há 57 anos. Começou com a arte por curiosidade. Quando era garoto, comprava uma máquina daqui outra dali para fazer artesanato como barquinhos, martelinhos, canhões da ilha, os quadrinhos náuticos, mas agora ele participa do Espaço e quanto mais artesanato fizer, melhor. Sua principal produção é o barco típico de pesca, todo de madeira feito em casa.

A maioria das peças são feitas de madeira, só a bandeira que é de papel, ele não gosta de colocar resina porque tira um pouco o valor. “Uma peça demora uma semana para ser feita porque temos outras coisas para fazer, se viver só de barcos ficamos a ver navios”. Nem sempre ganhou o pão com a habilidade de suas mãos. Trabalhou embarcado depois se aposentou em 1997, quando começou a fazer só artesanato. “É tudo feito em casa, eu não compro nada para colocar, a única coisa que eu coloco é a corda”.

ilhabela-artesanato-espaco-do-artesao-244-bxilhabela-artesanato-madeira-balsa-260-bx

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre turismo, cultura e história de Ilhabela, clique aqui