Colonização de Ushuaia

Colonização de Ushuaia-Estância Harberton

Estância Harberton – Ushuaia

Colonização de Ushuaia

A colonização de Ushuaia se deu quando Ushuaia já era oficialmente pertencente à Argentina. Luis Piedra Buena e sua família construíram uma casa na Ilha dos Estados, em 1852. Mais tarde foi oficializada pelo presidente argentino Bartolomé Mitre. Onde pela primeira vez, em 1868, a bandeira da Argentina foi hasteada.

No ano seguinte o inglês Waite Hockin Stirling, missionário anglicano vindo das Ilhas Malvinas. Veio para morar, criar ovelhas e tentar levar a Palavra de Deus aos índios.  Waite foi o primeiro bispo anglicano das Ilhas Maldivas. Possuia o ideal de civilizar os nativos da Terra do Fogo, pois várias tentativas anteriores terminaram de forma trágica: ou com os missionários sendo massacrados pelos yamanas, ou morrendo de fome.

Colonização de Ushuaia- casa Stirling
Casa Stirling – Puerto Williams

A casa edificada por Stirling ainda está de pé localizada em Puerto Willians. Hoje é um museu dedicado aos primeiros missionários da região.

Stirling trouxe com ele Thomas Bridge, filho de missionário, já estabelecido nas Malvinas. Bridge dominava o idioma dos yamanas (escreveu o primeiro dicionário da língua yagan), o que facilitou na conquista da confiança entre os nativos.

Bridge se fixou em Ushuaia quando definitivamente iniciou a colonização da cidade. A tentativa de Bridge em manter os índios a salvo dos novos exploradores que aportavam na região, foram frustradas por conta das doenças e da matança provocada nas disputas de terras. Porém, conseguiu batizar alguns indígenas e realizar casamentos cristãos entre eles.

Mais tarde, com muitos filhos para cuidar, ergueu uma fazenda na Isla Martillo para criar ovelhas e dar sustento à sua família. A fazenda está de pé e é chamada de Estância Harberton.

Divisão Expedicionária ao Atlântico Sul

Enquanto isso, Chile e Argentina disputavam o território da Terra do Fogo. Ao término desta disputa, a Argentina, em 1883, enviou uma a Divisão Expedicionária ao Atlântico Sul. Seu objetivo era de estabelecer subprefeituras. Em 12 de outubro de 1884, a subprefeitura de Ushuaia foi determinada tendo como primeiro magistrado Alejandro Virasoro y Calvo. Esta é a data oficial da fundação da cidade.

No mesmo ano, foi criado o Território da Terra do Fogo e Ushuaia torna-se sua capital, tendo como governador Félix Paz.

Mesmo com toda a organização política do local, o que se via era um vilarejo pobre e esquecido pelo Governo Federal argentino. Muitos colonizadores (portugueses, espanhóis, ingleses, italianos, entre outros), não conseguiam se adaptar ao clima e ao solo e, com o número decrescente dos nativos, Ushuaia não conseguia se desenvolver tão rapidamente.

As instituições foram estabelecidas e serviços essenciais também como correio, clínica médica, polícia, jornais e estâncias rurais. Com essas medidas, em 1885, a população passou a 477 pessoas. Muito da constante tentativa de atrair colonos, veio dos missionários ingleses. Além da obra com os nativos, trouxeram  criações de animais como a ovelha, bois e cabras, e a exploração da madeira (a primeira atividade econômica da região).

Somente em 1897 é que a igreja católica, por meio dos salesianos, construiu seu templo.

Para saber mais sobre Ushuaia.